Review

WOM Reviews – SpiritWorld / Scarecrow / Iron Lizards / Turnstile

WOM Reviews – Faustian Pact / Lake Baikal / Ossaert / Deadspawn /
Beast Of Revelation / Fosch / Aspidium / The Spirit

SpiritWorld – “Pagan Rhythms”

2021 – Century Media

Aposta fresquinha da Century Media, algo que até poderá levar ao engano. O nome supõe algo atmosférico enquanto a capa supõe uma satanada de primeira. Ora nem uma, nem outra. Temos um hardcore bem metalizado (explosivo até) com uma garra que tem energia suficiente para acender Portugal dia e noite por um ano. E entusiasma. Verdadeiramente. Uma genica que é contagiante e que motiva para ouvir vezes sem conta. Ajuda também o facto de mal passar dos trinta minutos. Facilmente se dá mais uma voltinha. Excelente surpresa!

9/10
Fernando Ferreira

Scarecrow – “SplatterPunk”

2021 – 82 Records

O horror punk é uma faceta que não vemos por aqui muitas vezes (não por escolha própria, apenas não calha ou não estamos na rota das editoras do género) mas assim que apanhamos uma não conseguimos resistir. Principalmente quando tem o poder dos Scarecrow, poder metálico, acrescento. O que poderá fazer com que os apreciadores do punk puro possam perder o interesse mas tenho que dizer com toda a veemência de que não é por termos guitarras mais pesadas e vocalizações mais agressivas que este deixa de ser um disco punk. O imaginário do macabro também faz todo o sentido no contexto metálico e os coros à la street punk também. Quem sabe não possa ser uma maneira dos fãs de cada um dos lados comece a apreciar mais um pouco o outro lado (teoricamente) oposto?

9/10
Fernando Ferreira

Iron Lizards – “Hungry For Action”

2021 – The Sign

Eu bem sei que este não é um álbum de puro punk mas também sei que ele tem carradas de feeling punk. Ou pelo menos de proto-punk. Rock de garagem porco e selvagem, sem grandes contemplações, barulhento e directo ao assunto. Apesar de soar tosco, está longe (bem longe) de o ser. A mistura surge-nos um bocado baixa, mas é só questão de acertar deste lado para o volume (máximo) e tudo fica bem. “Hungry for Action” é um festival de sleaze punk metal, onde em menos de meia hora temos agressão e revolta à boa maneira ou para ser mais sonante, old school porrada. É desconcertante, é unidimensional, é excepcional. Amor à primeira audição!

8.5/10
Fernando Ferreira

Turnstile – “Glow On”

2021 – Roadrunner / Reaper / Pop Wig

Este foi um álbum que fez furor ao longo deste ano. E para mim foi o primeiro contacto (pelo menos tanto quanto sei) com os norte-americanos Turnstile e com o seu punk moderno e bastante original. Em todos os estilos temos bandas que seguem (bem ou mal) as tendências desse mesmo género e depois temos outras que conseguem surprender por mostrar uma abrangência bem superior. É o caso de “Glow On” que vai muito mais além daquilo do que um álbum punk é suposto ir. Em muitos momentos há uma nostalgia pós-punk, mais que não seja em ambientes, e noutros um peso e feeling mais próprio do hardcore. E na maior parte das vezes as duas sensações ao mesmo tempo. Para quem quer sentir evolução no seu punk/hardcore e achava que tal não era possível.

8.5/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.