Review

WOM Reviews – Speckmann Project / Dorman Ordeal / Ungodly Rest / Chronicles

Speckmann Project – “Fiends Of Emptiness”

2022 – Emanzipation Productions

Um verdadeiro pioneiro do metal extremo, Paul Speckmann co-fundou os Master em 1983. Um contrato de gravação foi garantido entre eles e a Nuclear Blast e em 1989 Speckmann (vocal, baixo) junto com Chris Mittelbrun (guitarra) e Bill Schmidt (bateria) gravaram seu álbum de estreia no Solid Sound Studios, mas as coisas não correram como o idealizado, sendo o fim dos Master. Sendo um mestre naquilo que faz, Paul não é pessoa de cruzar os braços e unido esforços com o conhecido Rogga Johansson, regressa ao ativo com um trabalho de peso, esmagador, brutal, falo claro, de “Fiends Of Emptiness” uma obra-prima do género. As músicas deste álbum têm aquela agressividade punk que Rogga claramente aprendeu a escrever num estilo que imita muito bem a fúria da velha escola dos primeiros trabalhos de Speckmann. Brevemente e se tudo correr bem iremos ter a oportunidade de ver o mestre em palcos nacionais.

10/10
Miguel Correia


Dorman Ordeal – “The Grand Scheme Of Things”

2021 – SelfMadeGods

“This is what happens when an unstoppable force meets an immovable object”, é a icónica frase proferida por Joker no formidável ‘The Dark Knight’ mas podia igualmente funcionar como o slogan para o terceiro álbum de originais dos Polacos Dormant Ordeal intitulado ‘The Grand Scheme Of Things’. Se o Death Metal é indiscutivelmente o subgénero mais desafiante quando se pretende sobressair da gigantesca, disforme e sobrepovoada massa de bandas, os Dormant Ordeal não só aceitarem o desafio com todo o entusiasmo como o superaram com uma impressionante e insolente mestria. ‘The Grand Scheme Of Things’ é um verdadeiro rolo compressor de Death Metal rude e impiedoso umas vezes fazendo resplandecer a sua vertente mais técnica pisando terrenos dominados pelos Nile, noutras norteado quase exclusivamente pelo infame e inumano poder destrutivo do que uma militarizada bateria envolta num vórtice de riffs bárbaros, implacáveis e tirânicos podem provocar. Talvez numa toada ligeiramente mais técnica mas a par dos enérgicos Britânicos ‘Dyscarnate’, os Dormant Ordeal são sem dúvida uma das bandas que vai marcar em definitivo os próximos tempos na gama do Death Metal. Não ousando por em causa a solidez e singularidade ‘The Grand Scheme Of Things’ sou compelido a destacar a sensacional ‘Letters To Mr. Smith’.

8/10
Jorge Pereira


Ungodly Rest – “Delusions Of An Indoctrinated Void”

2022 – Metal Coffin

Estreias em 2022. Incrível chegarmos a este ano, e logo em Janeiro passarem pelas nossas mãos uma série de estreias. Esta dos Ungodly Rest é mais uma, banda mexicana que apesar de se apresentar no novo milénio, honra os caminhos do velho, com um death/doom metal cavernoso como já não se via há já algumas décadas. Claro que esse factor nostálgico funciona muito bem mas também poderá fazer esmorecer o interesse quem não esteja interessado olhar para trás. Como sempre, é uma questão de perspectiva. No geral é um álbum de death metal compassado que tem valor e que se recomenda aos amantes do género.

7.5/10
Fernando Ferreira


Chronicles – “Chaos Cosmogony”

2022 – Helldprod

Do Bangladesh para Portugal, esta demo dos Chronicles até se poderá estranhar ao início – pela volume da mistura demasiado baixo e pelo seu carácter primitivo – mas não é preciso muito tempo até que os seuse encantos se revelam fortes demais para ignorar. Death metal cru e bem cavernoso que revela bem a paixão pelo estilo. Claro que lhes faltam argumentos para conseguir dominar o mundo mas também quem é que conseguiu dominar o mundo a tocar death metal? A ideia não é essa mas em termos de evolução esta demo serve o seu propósito, apresenta uma banda com um caminho que será digno de atenção.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.