Review

WOM Reviews – Travo / Steegmoord / Mono / Jord

Travo – “Sinking Creation”

2022 – Gig.ROCKS!

Regresso dos Travo com álbum que mereceu por parte da crítica e dos fãs rasgados elogios. Não foram precisas muitas audições para nos juntarmos ao coro. “Sinking Creation” é um trabalho conceptual de rock psicadélico e progressivo visceral, em todos os sentidos. Tanto na música (que não esquece a parte selvagem e suja que deveria estar sempre associada ao rock, seja ele de que estilo for) assim como na emocionalidade que anda de mão dada com um conceito cativante (inspirado no livro “The Blue World” de Jack Vance) que só faz com que seja um disco (uma viagem) para ouvir do início ao fim e para reptir várias vezes. Quando o resultado é este é porque a matéria de alta qualidade. Um dos discos psych rock de 2022.

9/10
Fernando Ferreira


Steegmoord – “Trepidation”

2022 – Edição de Autor

Interessante projecto de música instrumental levada a cabo por Maarten Doumen que junta várias influências em pouco mais de meia hora. A base é o progressivo e o pós-rock e metal mas em muitos momentos, as sonoridades mais pesadas e directas tomam conta – algumas vezes temos aqui riffs a lembrar algo próximo do death metal melódico e a “Social Suicide” é um excelente exemplo disso mesmo. Curto mas ainda assim, um excelente trabalho de metal instrumental que recomendamos.

8.5/10
Fernando Ferreira


Mono – “Scarlett Holliday”

2021/22 – Pelagic

Um disco dos Mono com apenas três músicas em apenas 15 minutos? Não parece possível mas é verdade. No entanto este é uma espécie de reedição, já que duas das três canções aqui lançadas tinham sido disponibilizadas no passado ano como uma forma de brinde e mensagem de carinho para com os fãs nas festividades natalícias. Agora em formato físico, acresce da música “Epilogue” e está feita a coisa. Com aquela qualidade etérea dos Mono e sem precisar de ser uma viagem de enorme duração para ser uma viagem de enorme grandiosidade. Mas… mesmo assim, sabe a pouco. Roda outra vez.

8/10
Fernando Ferreira


Jord – “Måne”

2022 – Northern Silence Productions

Interessante one-man band sueca que apesar de encaixar como uma luva na prateleira do pós-black metal com todos os seus defeitos e virtudes não deixa de ser interessante. Interessante mas que de uma maneira frustrante não passa desse estado. E é curioso que muitas vezes ao ouvir o álbum parece que estamos num momento em que o mesmo parece que se vai assumir uma outra pele mais arrojada – e não necessariamente quando carrega no peso – além daquela mais previsível que se começa a estabelecer ao longo do trabalho. Essa previsibilidade é o inimigo mais poderoso infelizmente. De qualquer forma, muita ideia boa e válida aqui num projecto que poderá ainda surpreender no futuro.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.