WOM Reviews – SYK / Me & Munich / Wasting The Genesis / Darkpools
SYK – “Pyramiden”
2022 – Housecore Records / Nuclear Blast
Quando um álbum nos deixa questões sobrepostas – isto é quando começamos a responder à primeira aparece logo a segunda e a terceira – é porque estamos perante algo especial. Neste caso a descrição poderá até parecer algo que nos deixa de pés atrás – vocalizações alternativas com elementos de death e black metal. E não, não se trata de exagero ou artimanha no comunicado de imprensa com o objectivo de nos deixar interessados. A voz é ácida mas limpa e ainda assim encaixa perfeitamente nos riffs brutos e violentos que ora pendem para o black, ora pendem para o death mas trazem sempre tonalidades djent. Por muito desinteressante que esta descrição possa ser para os mais puristas, ela resulta em pleno e bem mais do que se poderia esperar. Logo a começar com o tema-título de dez minutos que abre as hostilidades da melhor maneira. Um trabalho intenso e inesperado que vai ser sem dúvida um dos trabalhos de destaque nas sonoridades mais modernas.
9/10
Fernando Ferreira
Me & Munich – “Postponing The Past”
2022 – Cloudy Water
Depois de um exclente “Gaslighting” in 2020, os Me & Munich estão de volta com o seu segundo trabalho este “Postponing The Past” que não só tem um grande título como também traz excelente música a acompanhar. Ainda que, para quem não saiba o que esperar e que os conheça, possa passar um pouco ao lado. Faz parte da sua genialidade, ter grandes canções de rock alternativo que relembram as décadas de oitenta e noventa (e por noventa, focamos mais o indie rock que não abrangia o grunge). Temos visceralidade, temos emocionalidade, temos a dinâmica de emoções a ser muito bem gerida e este sente-se como uma maturação da sua identidade musical. Em suma? Fantástico, mais uma vez, mas é preciso deixar que todos os seus pontos positivos se manifestem a seu tempo.
8.5/10
Fernando Ferreira
Wasting The Genesis – “Prey”
2022 – Edição de Autor
Já aqui disse muitas vezes e volto a repetir: o deathcore é o género musical da música extrema com o qual tenho maior dificuldade em encaixar devidamente. Isso não impede de apreciar algumas propostas do estilo principalmente quando as mesmas vão buscar elementos a outros géneros ou subgéneros. Aqui neste caso o que temos é o EP que marca o regresso dos nossos hermanos Wasting The Genesis e que tanto nos conseguem cativar como perder-nos no interesse. Os breakdowns são constantes e com isso lá se vai a dinâmica, mas quando os mesmos são usados para o “bem”, até se tornam bastante eficazes. O EP cala o silêncio de já seis anos e deixa motivos de alegria para os habituais fãs de deathcore. Os outros que, como eu, são cépticos, há aqui motivos também para alguma satisfação já que a costela mais técnica e brutal death metal também está muito bem representada. Um EP equilibrado que deixa boas indicações para o futuro.
6.5/10
Fernando Ferreira
Darkpools – “Gore”
2021 – Ghost Record Label
Primeiro EP dos italianos Darkpools que trazem uma sonoridade que apesar de moderna, já não impressiona tanto quanto antes – alguns poderiam dizer que nunca impressionou. Junção da vertente groove com algum peso death/thrash (na voz e nas guitarras) que até é interessante mas infelizmente as músicas que apresentam não vão além dos lugares comuns e desde o primeiro momento soa a déjà vú. Longe de ser memorável, é necessário um pouco mais de identidade própria e menos lugares comuns.
5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!