Review

WOM Reviews – Watain / In Aphelion / Filii Nigrantium Infernalium / Antiquus Scriptum

Watain – “The Agony & Ecstasy of Watain”

2022 – Nuclear Blast

Watain é uma banda que dispensa introduções. O seu último álbum é The Agony & Ecstasy of Watain, um trabalho que vem coroar mais de 20 anos de carreira como banda de black metal. No seu todo, é um trabalho ao nível que se espera de uma banda com o peso que esta tem: penumbra e escuridão manifestadas a partir do trabalho hipnótico de guitarra somado à destruição da bateria e à litúrgia satânica proveninente do vocal já conhecidamente maligno. Neste trabalho Watain consegue, na minha opinião, balançar-se bem entre o black metal com um produção mais concisa e aquele metal mais rouco, o que acaba sendo positivo para os fãs de cada lado. Tanto cada faixa individualmente, como o álbum no seu todo são provas que Watain alcançou o sucesso que alcançou não por acaso mas sim por terem bastante talento e inspiração na criação da sua música.

9/10
Matias Melim


In Aphelion – “Moribund”

2022 – Edged Circle Productions

Ora aí está a estreia discográfica dos In Aphelion, este projecto sueco-holandês de black metal melódico. E não desilude. Temos black metal tão violento como catchy, com aquela costela de  metal tradicional (muitas vezes a puxar ao thrash metal) que sabe mesmo bem neste contexto, dando-lhe até uma toada mais melódica sem ser propriamente melódico. E soa minimamente original, sem andar propriamente colado à sombra de um ou mais nomes específicos. Só este facto é o suficiente para lhe darmos muito valor. Outro factor vencedor é das canções ter uma média de duração  um pouco acima da média e não haver ao longo de quase uma hora momentos mortos. Excelente estreia discográfica.

9/10
Fernando Ferreira


Filii Nigrantium Infernalium – “A Era Do Abutre”

1995 / 2022 – Caverna Abismal / Chaosphere Recordings

Mais um pedaço de história do underground nacional no ano de 1995 que é reeditado pela Caverna Abismal e pela Chaosphere Recordings. Trata-se do primeiro EP dos Filii Nigrantium Infernalium, “A Era Do Abutre” que se encontra agora disponível pela primeira vez em cassete. Os Filii Nigrantium Infernalium destacaram-se desde o início pelo facto de cantarem português e também por uma abordagem que passava ao lado daquilo que era a moda na altura, as tendências escandinavas. Não só este EP é uma peça importante da música extrema como também a mesma é reapresentada com mais cinco temas, onde além de termos três versões demo das quatro música apresentadas, temos ainda duas extra na forma de “Heavy Metal” e “Guerreiros do Trovão”, apresentando o alinhamento da memsa reedição em vinil. Qualquer coleccionador não vai hesitar em agarrar esta reedição.

8/10
Fernando Ferreira


Antiquus Scriptum – “Magnis Tenebris”

2022 – Vegvisir Distribution

Mais um EP para esta one-man band portuguesa. Temos algumas (três) covers instrumentais – uma opção pouco usual mas que resulta muito bem, pegar em pequenos temas de bandas como Enslaved, Amorphis e Dissection e prestar-lhes o devido tributo – e cinco faixas de black metal épico e melódico. Apesar de algumas limitações expectáveis neste formato one-man band, temos um bom trabalho, directo ao assunto e bem old school. É uma boa introdução para todos os que não conhecem a banda e que vai fazer querer conhecer mais.

8/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.