Máquina do Tempo – Therion / Atra Haeresis / Arthur Falcone’ Stargazer / Grizzle
Therion – “Sirius B”
2004/2022 – Hammerheart
Poderá pensar-se que uma banda a lançar um álbum duplo, que haverá uma considerável dose de enchidos no mesmo. Embora não seja propriamente um álbum duplo, os mesmos foram lançados ao mesmo tempo, portanto, ser ou não duplo é apenas uma formalidade – até porque a edição especial juntava os dois. Com a distância do tempo e após muitas audições, é fácil perceber que este álbum é um dos melhores dos Therion, sendo mais versátil e dinâmico que o seu companheiro “Lemuria”, que já de si é um álbum estrondoso. Este será, e aqui vou arriscar a polémica, o ultimo grande álbum dos Therion, onde conseguiu conciliar na perfeição o lado metálico e o sinfónico e ao mesmo tempo garantir uma série de temas memoráveis. Uma reedição obrigatória para quem ainda não o tem.
9.5/10
Fernando Ferreira
Atra Haeresis – “Pretium”
2021 – Satanath
Pequeno álbum de estreia deste projecto Atra Haeresis que nos traz uma mistura entre black e death metal bem conseguida fazendo lembrar como que um cruzamento entre uns Dissection (sem aquela atmosfera especial muito própria) e uns Dimmu Borgir nos seus momentos mais directos – ou seja de 1999 em diante. Apesar de ser um álbum curto, está bem conseguido e facilmente nos cativa para voltarmos a pegar nele, e é isso que fazemos.
8/10
Fernando Ferreira
Arthur Falcone’ Stargazer – “Straight To The Stars”
2021 – Elevate Records
A aproximação a Richie Blackmore e Yngwie Malmsteen é notória, principalmente com este último. Musicalmente, e felizmente, não há uma colagem tão grande como em tudo o resto, embora os dotes de guitarra se sobressaiam. No entanto a abordagem aproxima-se mais de um hard’n’heavy metal que apesar de ter um bocado a vertente neo clássica não deixa de soar minimamente original. Apesar de soar datado, este é um trabalho que os fãs dos nomes citados atrás e da cena heavy metal mais melódica da década de oitenta deverão apreciar. Bons temas, boas vozes (sim, temos vários vocalistas e esse é talvez o seu ponto mais fraco). Bom trabalho
7.5/10
Fernando Ferreira
Grizzle – “Fly You Fat Bastard”
2021 – Dead Games
Mais uma promo esquecida e não é difícil perceber porquê. Produção lo-fi que não só tem o som baixo como a definição do mesmo é terrível dando ideia de que foi gravado às escondidas sem a banda se aperceber. Não é muito fácil de definir o seu som a não ser como groove porque sinceramente nem vale a pena pensar muito nisso. Musicalmente um pouco pobre – e para ser pobre não quer dizer que seja obrigatoriamente punk mas mais que pobreza musical é a falta de alma que doi ao ouvir estes 13 temas. Ainda era preciso passarem mais um bocado na sala de ensaios e tenham cuidado em revistar quem vos vai visitar só para ter a certeza de que não traz um gravador escondido.
3/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!