Review

WOM Reviews – Celestial Season / Broken Wings / 96 Bitter Things / Amberian Dawn

Celestial Season – “Mysterium II”

2022 – Burning World

Quando temos uma primeira parte, a expectativa é sempre para receber a segunda. Não havia era a expectativa de a receber menos de oito meses depois. Se “Mysterium I” é um dos grandes álbuns de doom metal de 2022, qual seria a expectativa para esta segunda parte? Devo confessar que era enorme, de tal forma que se sentiu uma ligeira desilusão logo no primeiro contacto. Felizmente que conforme fomos avançando e conforme as expectativas foram descendo, que fomos apanhando em toda a sua plenitude a genialidade e a beleza melancólica deste trabalho. Em nossa defesa, todas as posteriores audições não retiraram a ideia de que este álbum fica bem mais forte na sua segunda metade e que acaba em crescendo. Funciona muito bem com a primeira, fazendo com que sejam dois dos melhores trabalhos dos Celestial Season, uma banda que confesso que já tinha dado como perdida e que tem surpreendido constantemente.

9/10
Fernando Ferreira


Broken Wings – “Against The Wind”

2022 – Ghost Record Label

Banda italiana criada em 2018 e que tem um daqueles sons que apela logo à nossa memória. Rock e hard rock clássicoclássico a apontar baterias à sonoridade clássica norte-americana onde até o timbre da vocalista Sabry Sabu nos faz pensar nos tempos áureos de Vince Neil nos Mötley Crüe. Poderá não ser surpreende – porque na verdade não traz mesmo nada de novo, mas não deixa de ser um excelente álbum onde não temos praticamente fillers – onde até uma balada previsível como “Broken Bones” é um destaque positivo. E sabemos que quem gosta do género não vai deixar de ficar fascinado por este trabalho que apesar de se focar em vários temas e até disposições (temos para além do hard rock, uma grande alma rock na sua base com piscadelas de olho ao hard’n’heavy) consegue criar um trabalho conciso e sólido.

8.5/10
Fernando Ferreira


96 Bitter Things – “Synergy Restored”

2022 – Nuclear Blast

O poder das editoras está definitivamente mudado mas ainda é possível apreciar como o mesmo é considerável quando nos surge uma banda que não conhecemos de lado nenhum (e com uma designação estranha) e que ainda assim nos puxa a atenção. É este o mood para “Synergy Restored”, projecto de Deron Miller, ex-CKY e actualmente nos Malevolent Creation e que surge como uma interessante proposta dentro do ramo mais alternativo. Temos um feeling pop sobretudo nas melodias vocais e no próprio timbre da voz de Miller mas depois também temos uma abrasividade nas guitarras, cheia de fuzz digital que trazem uma lufada de ar fresco. Para os velhos fãs de CKY, este é definitivamente um trabalho a conferir ainda que para quem gosta de metal mais tradicional não vá perceber porquê o entusiasmo.

8/10
Fernando Ferreira


Amberian Dawn – “Take A Chance – A Metal Tribute To Abba”

2022 – Napalm Records

Como já disse muitas vezes, gosto de álbuns de covers e gosto de compilações tributo. Algo que esteve extremamente na moda sensivelmente duas décadas atrás. E se ambas se tornaram habituais – até deixarem de o ser – álbuns tributo por parte de uma banda apenas já é algo mais raro. É o que os Amberian Dawn nos apresentam tendo escolhido os Abba que até já nem representam uma surpresa muito grande. É sabida a elevada qualidade musical da banda sueca, indo bem mais além do que seria esperado de uma banda pop e também é sabida a forma como muitos músicos (principalmente os escandinavos) gostam de fazer covers dos Abba. Os Amberian Dawn acabam por trazer um álbum onde até as músicas não sofrem grandes alterações na sua base. Claro que temos guitarras, temos a voz de Capri a dar uma cor própria (mas, lá está, não muito longe do original) e temos arranjos mais apropriados aos tempos modernos, no entanto, se o potencial ouvinte não gostar de Abba, não são estas reinterpretações que os vai fazer mudar de ideias ou sequer apreciar com entusiasmo o álbum. Factor positivo é termos algumas músicas mais obscuras dos Abba que surgem ao lado de clássicos – como “That’s Me” e “Like An Angel Passing Through My Room” com “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) e “Mamma Mia”. Engraçado mas não passa disso.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.