Review

WOM Reviews – Melonball / Lower Hollow / War Orphan / Naut

Melonball – “Breathe”

2023 – Thousand Islands/Lockjaw

Punk rock entusiasmante é o que temos aqui com este álbum de estreia dos alemães Melonball. Irreverência punk, com o gosto às melodias memoráveis (que vão beber à fonte mais melódica do género) mas que não impedem que tenham sempre altas octanas a debitar na sua música, com os tempos a serem sempre altos e a meter-nos a mexer, tal como o bom punk deve fazer. A sua simplicidade na forma contrasta com a sua eficácia – e se formos assim a ver, não é tão simples assim que pareça que estamos a retirar mérito às composições. Há talento definitivamente na hora de compor e o resultado é um álbum de estreia que está entre as melhores coisas punk que ouvimos até ao momento em 2023.

9/10
Fernando Ferreira


Lower Hollow – “Bloom & Expire”

2023 – Mongrel

Curiosamente, este álbum de estreia dos sul africanos Lower Hollow faz recuar uns bons anos quando a mistura de hardcore com metal e outras sonoridades igualmente abrasivas estava a explodir um pouco por todo o lado. Não é datado, mas traz a inocência que o estilo já perdeu há muito tempo. A raiva, a urgência em deitar cá para fora os sentiumentos e depois a maturidade também de fazer deste pequeno disco (não chega a meia hora) de um trabalho dinâmico com apontamentos atmosféricos que nos fazem pensar no enorme potencial que contém. Mas não podemos falar daquilo que ainda não fizeram, apenas daquilo que temos em mãos, um disco empolgante e cheio de emoção que nos faz sentir a música de uma forma que nem sempre conseguimos sentir. Longe de modas e hypes, este é um disco a conhecer. Disco e banda.

8.5/10
Fernando Ferreira


War Orphan – “Unite”

2023 – Stay Gold

Segundo álbum dos nova-iorquinos War Orphan que têm uma abrasividade que nos faz lembrar mais as bandas de hardcore vindas da Europa do que propriamente dos E.U.A. e isso não é mau. Até pelo contrário. Composto por pessoal conhecido da cena (membros e ex-membros de bandas como Barfbag, Sick Of It All e Reach entre outros. O foco lírico da banda mudou da contestação política para letras mais positivas e intimistas, o que não se reflecte em nada na qualidade da música que podemos ouvir aqui. Um hardcore embebido no noise rock e que troca a violência pela corrosividade e essa troca não os torna menos letais. Um bom segundo álbum.

7.5/10
Fernando Ferreira


Naut – “Hunt”

2023 – Season Of Mist

Trabalho de estreia dos Naut, uma banda que nasceu a partir de um projecto do duo Gavin e Jack e que após algum crescimento no underground – e embater numa parede chamada pandemia – vê a luz do sol. A sonoridade é claramente Post Punk, a génese da sonoridade gótica e esse é feeling principal que percorre estas músicas que tresandam à sonoridade que era emergente na transição da década de setenta para a década de oitenta. Uma sonoridade que vai agradar aos fãs do género, com boas músicas como veículos, mas que para os outros poderá soar, compreensivelmente datada. A estética está bem conseguida e é uma boa viagem no tempo, com a qualidade musical a garantir isso mesmo. Uma aposta curiosa por parte da Season Of Mist.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.