Allegaeon – “Proponent For Sentience” Review

Os Allegaeon foram daquelas bandas que nos cativaram quase desde o primeiro instante e depois de ficarmos esmagados com “Elements Of The Infinite”, estavamos com algumas expectativas em relação ao sucessor, expectativas essas que foram agradavelmente superadas. Não é dizer já taxativamente de que “Proponent For Sentience” é superior em todos os aspectos ao que a banda fez anteriormente – dizer algo do género seria precipitado e ingénuo, mas sim que é um trabalho que conseguiu logo agarrar-nos de tal forma que não quisemos mais largar.
Com um iniciar brutal através da “Proponent for Sentience I – The Conception”, também seria impossível que não se ficasse logo preso. A forma como a banda mistura a sua componente técnica, com a melódica, conseguindo ainda acrescentar alguns elementos sinfónicos sempre foi algo que teve um grande efeito em nós, e neste trabalho acaba por não ser excepção – confiram a fantástica “Gray Matter Mechanics – Apassionata Ex Machinea” só para se ter um cheirinho da coisa, como a técnica, o extremo bom gosto melódico se alia ao peso descomunal para um tema extraordinário que descamba numa aula de guitarra clássica.
Claro que quem for apreciador de coisas mais directas e brutas, esta banda continua a não ser recomendada, não há aqui nada que tenha mudado nesse sentido – possivelmente as coisas ainda se tornaram mais acessíveis o que provavelmente irritará os fãs de música mais extrema. No entanto, para nós, este é um daqueles álbuns que se ouve sem cansar do início ao fim, várias vezes. Tendo em consideração que também tem uma duração muito pouco usual (mais de setenta minutos de música) o proeza ainda é maior. Sem dúvida uma das grandes bandas de death metal técnico/melódico dos últimos anos e um dos álbuns de 2016!
1. Proponent for Sentience I – The Conception
2. All Hail Science
3. From Nothing
4. Gray Matter Mechanics – Apassionata Ex Machinea
5. Of Mind and Matrix
6. Proponent for Sentience II – The Algorithm
7. Demons of an Intricate Desig
8. Terrathaw and the Quake
9. Cognitive Computations
10. The Arbiters
11. Proponent for Sentience III – The Extermination
12. Subdivisions (Cover dos Rush)
Duração 72:11
Nota 9.6/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.