Devin Townsend Project – “Transcendence” Review

O ritmo de trabalho de Devin Townsend é fantástico, mas mais que isso, o que impressiona é a sua capacidade de manter o seu próprio som, a sua identidade musical mas ao mesmo tempo conseguir apresentar trabalhos bastante variados. Para um projecto que teria a duração de apenas quatro álbuns (lançados dois a dois em 2009 e 2011 respectivamente), “Transcendence” marca já a sétima entrada neste seu projecto pessoal. E o que é que temos aqui? Metal progressivo de luxo, sempre com aquela ambiência bem especial que Devin Townsend consegue imprimir à sua música. 
Para já o ambiente meio operático e sinfónico, meio místico (para o qual contribuem muito os talentos vocais de Anneke Van Giersbergen, Katrina Natale e Ché Aimee Dorval, três senhoras juntas que já colaboraram com o músico no passado mas que aqui surgem juntas pela primeira vez) é, por si só, uma razão de vício. Este ambiente poderá não ser novidade para os fãs de Devin (embora aqui nos pareça que surja especialmente sinfónico) até porque dá ideia de ser um pouco da junção de álbuns como “Addicted” e “Ghost”, dois álbuns francamente diferentes mas que tinham em comum a sua apetência pela melodia.
Como sempre, não é um álbum para ouvir uma vez e conseguir absorvê-lo todo, embora existam músicas que se destaquem rapidamente (sendo que as primeiras “Truth”, “Stormbending”, a pesada “Higher” e o fantástico tema-título instalam-se sem pedir licença). Existe a necessidade apreender com calma esta (mais de) uma hora de música que não nos surge tão aventureira como no passado mas que mesmo assim tem mais que capacidade para nos entreter durante um bom período de tempo. Uma forma muito própria de metal progressivo, mesmo que essa seja uma forma muito simplista de descrever o que se houve aqui. Também lhe podemos chamar de vício mas se calhar isso era uma descrição bastante vaga.
1. Truth
2. Stormbending
3. Failure
4. Secret Sciences
5. Higher
6. Stars
7. Transcendence
8. Offer Your Light
9. From the Heart
10. Transdermal Celebration (Cover dos Ween)
Duração 64:21
Nota 9/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.