Filhos do Metal – Ondas Hertzianas de Peso

Por Duarte Dionísio
(Filhos do Metal – À descoberta do Heavy Metal em Portugal)
Blog // Facebook

 

A divulgação de bandas, edições, vídeos, concertos, festivais e demais atividades relacionadas com a música e particularmente com o Heavy Metal, assenta preferencialmente em plataformas digitais. Este é o cenário da promoção atual. Tal é o caso do Bandcamp, Youtube, Facebook, Spotify, mas também magazines online como a World Of Metal. No entanto, é bom lembrar e homenagear aqueles que de uma forma mais pessoal, utilizando a sua voz, levam até à casa de muitos fãs os sons pesados. Falo dos animadores de rádio, que com os seus programas de autor fazem seleções criteriosas das descobertas musicais para invadir as ondas hertzianas. É de louvar a dedicação destes verdadeiros mensageiros do Metal! Alguns mantém programas históricos há décadas, sempre atualizados com as últimas novidades de peso e a promover bandas, novas músicas, concertos e festivais. É certo que estes programas de rádio têm a limitação da condição de ir para o ar em rádios locais ou regionais. Mas esse facto não retira o mérito, nem a importância que representam na divulgação do Heavy Metal em Portugal. Muitos deles já oferecem extensões online das emissões, proporcionando uma maior abrangência no que respeita ao público atingido.

Claro que é fácil descobrir novidades na internet, mas a opinião experiente e fundamentada de um animador e realizador de um programa de rádio, tem outra força. Eles são conhecedores dos meandros do Metal nacional e internacional. Falam com os protagonistas. Fazem entrevistas, vão a concertos e festivais. Conhecem o underground como ninguém. Transmitem a mensagem de forma direta e espalham o Heavy Metal com entusiasmo. A constante evolução e consequente mutação dos meios de divulgação, não eliminou a rádio. Esta continua a ter um papel importante na informação e divulgação da música. Mas mais impressionante é a perseverança dos programas de Heavy Metal, mesmo com a hegemonia das playlists, que dominam as estações de rádio. Da mesma forma que as bandas persistem, evoluem e aumentam em quantidade, os programas de rádio têm mantido o seu lugar influente na promoção da atividade metaleira nacional e internacional. Isso significa que deve existir uma interação permanente entre bandas e programas de rádio, de modo a manterem o Metal vivo.

Correndo o risco de me esquecer de inúmeros programas de rádio importantes, gostaria de mencionar alguns que conheço. Perdoem-me todos os outros. Começo pelo único que vai para o ar a nível nacional – Alta Tensão (Antena 3) de António Freitas; S.O.S. Metal Radio Show (Antena Minho) de Filipe Marta; Blast! (RUM – Rádio Universitária do Minho) de Emanuel Ferreira; Eclipse Metálico (Marcoense FM) de Manuel Joaquim; Caminhos Metálicos (Antena Minho) de Carlos Guimarães; Sinfonias de Aço (Rádio Barcelos) de Manuel Melo; Via Noturna (Rádio Riba-Távora) de Pedro Carvalho; Fogo No Gelo (RCA Ribatejo) de Jorge Apolinário e Sérgio Mendes; Pecado Sonoro (RUC) de Bernardo Matos; Metal Morfose (VFM) de Adelino Oliveira; Dama de Ferro (Rádio Vila Nova) de Paulo Aguiar e ainda menções a programas online Templo do Rock (Online) de Carlos Santos; Guitarras de Peso (Online) Phil Rocker. Por certo haverão mais, por isso esta é uma forma de as bandas divulgarem o seu som. Que continuem por muitos anos.


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.