Insomnium De regresso a Portugal
Depois de, neste último Verão, terem assinado uma prestação irrepreensível no VOA, os finlandeses INSOMNIUM regressam a Portugal na companhia dos muito badalados TRIBULATION. As datas escolhidas para este regresso são 9 de Abril no Porto – Hard Club, e 10 de Abril no RCA Club. A abertura das portas será às 20:00h e o início do espectáculo às 21h
Não deixa de ser curioso que, nos tempos que correm, o melhor death metal melódico seja feito fora da Suécia. No caso dos INSOMNIUM, na Finlândia. Oriundos de um país com uma paisagem incrivelmente evocativa – que nos faz ter de imediato visões de longas e frias noites invernosas e de uma desolação quase opressiva –, ao longo das últimas décadas o quarteto oriundo de Joensuu estabeleceu-se como porta-estandarte da tendência no novo milénio. Apoiados em composições exímias tão épicas quanto melódicas, tão melancólicas quanto majestosas e tão brutais quanto belas, o quarteto regressa ao nosso país nos dias 9 e 10 de Abril de 2018, para uma data-dupla a acontecer no Hard Club e no RCA Club, no Porto e em Lisboa, respetivamente. Os autores do aplaudido «Winter’s Gate» não chegam, no entanto, sozinhos a Portugal, fazendo-se acompanhar pelos suecos TRIBULATION que, entretanto, terão editado o aguardado sucessor do incontornável «The Children Of The Night», um dos melhores álbuns de 2015 no espectro da música extrema.
Criados há exatamente duas décadas, os INSOMNIUM são hoje líderes e fieis representantes de um som que, durante os anos 90, fazia de Gotemburgo o seu solo mais fértil. Foi, de resto, para chegar à primeira divisão do género que o quarteto muito tem trabalhado ao longo dos anos. Nascidos já fora de época, em 1997 os metalheads já viviam num mundo pós-«The Jester Race», «The Gallery» e «Slaughter Of The Soul», os talentosos músicos finlandeses pegaram nas regras básicas do género e, reinventando a roda da N.W.O.S.D.M., entre 2002 e 2016, fizeram uma sequência de sete álbuns a que ninguém, que goste deste tipo de som, poderá apontar o dedo. Depurando a fórmula e tornaram-na tão sólida quanto possível, desenvolveram uma capacidade imensa para a composição de canções desafiantes, e com tanto de pujante como de melódico, que atingiram o pináculo no ano passado com a edição do registo mais ambicioso de sempre da sua carreira. Composto por um tema único de 40 minutos, «Winter’s Gate» revela a versatilidade dos quatro músicos e prova que, afinal, até num espectro em que tudo parecia ter sido já inventado é possível surpreender.
Emergindo da escuridão do movimento underground sueco em 2004, os TRIBULATION mostraram-se ao mundo como uma banda de death metal, mas afastaram-se rapidamente do que era já uma tendência lotada, revelando uma visão intransigente da música extrema, que recusa ser algemada por quaisquer estereótipos de estilo. Editado em 2009, o exultante álbum de estreia «The Horror» recuperou o espírito de mestres tão antigos como os Morbid Angel, enquanto soava absolutamente fresco, numa combinação contagiante de death, thrash e heavy metal que lhes valeu elogios. O sucessor «The Formulas Of Death», de 2013, viu-os expandirem o seu vasto leque de referências, resultando em 75 minutos de música negra e épica, com toques progressivos e cinemáticos. Nada poderia, no entanto, ter preparado os seus seguidores para o enorme salto que deram no espaço de apenas dois anos. Editado em 2015, «The Children Of The Night» estabeleceu-os como um dos mais aventureiros projetos saídos do movimento escandinavo na última década e foi alvo de ótimas reações, sendo mencionado como um dos melhores discos do ano no espectro da música extrema.
Os bilhetes para o concerto custam 25€, à venda nos locais habituais.