Kausalgia – “Dreamquest” Review

Mais um álbum de estreia, desta feita vindo da Finlândia, onde temos os Kausalgia que nos apresenta com este “Dreamquest” uma mistura interessante entre death/doom e black metal atmosférico, com contornos góticos aqui e ali – ou seja, por outras palavras uma grande salganhada que na maior parte das vezes não resulta. Como disse atrás, o que temos aqui é realmente uma mistura interessante sendo que aquele que nos parece mais predominante é mesmo o doom e o black metal atmosférico que faz com que este álbum decorra a um ritmo beeeeeeem lento.
O que poderá ser uma outra forma de dizer aborrecido. Talvez, mas não tanto. Dependerá sempre dos gostos e das fobias de cada um. Para quem tem gosto pelo death/doom da primeira metade da década de noventa, até que uma música como o tema-título cairá bem. Claro que esses mesmos fãs poderão ter alguma dificuldade em engolir temas como “Thorns” e “Vihamiehet” que nos parecem bem mais black metal melódico do que propriamente a ter andamentos doom, no entanto é mesmo essa variedade que traz interesse a uma proposta que no seu geral cheira bastante a déjà vú.
Não que exista nada de errado com isso, déjà vú é bom quando se antecipa coisas boas. Aqui, o que sentimos principalmente, é um trabalho que mostra uma banda que precisa de se soltar das suas influências e arriscar mais. Poderão prosseguir por este caminho, mas cedo chegarão a um beco sem saída e poderá acontecer aquilo que acaba por acontecer aqui por alguns momentos: as coisas tornam-se aborrecidas. É uma boa estreia, mas dificilmente conseguirá melhores resultados se aprofundar esta abordagem que vinte anos atrás não surtiu grandes resultados e não há expectativas que agora seja diferente.
1. The Call
2. Thorns
3. Sarastus
4. Stagnation
5. Dreamquest
6. Vihamiehet
7. Moss
8. As the Curtain Falls
Duração 42:27
Nota 6.5/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.