Review

Máquina do Tempo – Albaluna / Kansas / Resposta Simples / Striborg

Albaluna – “Alvorada da Lua”

2014 – Edição de Autor

Álbum de estreia dos fantásticos Albaluna que estão a conquistar-nos a cada pedacinho da sua história musical que ficamos a conhecer, o que só dá mais gosto em fazer esta viagem no tempo para conhecer o seu passado. “Alvorada da Lua” é o seu primeiro álbum de originais e é um trabalho de extremo bom gosto. Para quem gosta de folk/world music, é mesmo ao encontro dos seus gostos, sempre com uma mística fantástica – sabe tão bem ouvir cantar em português de forma tão natural e tão nossa, com uma poesia que anda de mão dada com a excelência com a música. O tema-título é arrepiante neste aspecto. No geral, temos uma riqueza musical que se torna absurda de tentar classificar, e de tão perto da perfeição que está.

9.5/10
Fernando Ferreira


Kansas – “Another Fork In The Road – 50 Years Of Kansas”

2022 – InsideOut Music

Cinquenta anos. Quantas bandas podem se orgulhar de um marco destes? Um sinal de longevidade mas também de perseverança. Apesar do sucesso inegável dos Kansas como uma das principais forças do rock progressivo dos E.U.A., é também notório que a banda sempre foi um bocado underground em comparação com os Rush, por exemplo. No entanto é uma banda que nunca parou de nos trazer excelente música e conseguiu fazer uma excelente gestão da sua carreira a nível criativo. Para assinalar cinco décadas de música, temos então três discos que fazem uma retrospectiva cronológica (decrescente), tendo a particularidade do segundo disco ter um alinhamento diferente para o mercado norte-americano em relação ao do segundo disco, por questões de licenciamento o que faz com que exista um buraco na cronologia na versão europeia que salta os álbuns “In The Spirit Of Things” e “Power” da segunda metade da década de oitenta – que comecem as guerras de licitação pelo discogs). Esta colecção também é extremamente valiosa para ver como o som da banda foi ficando progressivamente mais pesado no novo milénio mas como o rock nunca deixou de fazer parte do ADN. Qualquer que seja a versão que se trate, este é um disco obrigatório para quem gosta ou quer conhecer Kansas.

9/10
Fernando Ferreira


Resposta Simples – “Gaia”

2010 – Infected  / Juicy  / Anoise Recs / MCS Recs /  Selfish Satan Recordings – SSR

Resposta Simples serão sempre mais do que a única banda de punk/hardcore dos Açores. Sempre acutilante e batalhadores, a banda é um exemplo de perseverança. Para relembrar um pedaço de história graças ao incansável Museu Heavy Metal Açoriano, temos aqui o primeiro vinil editado por uma banda de hardcore açoriana, originalmente lançado em 2010. Quatro temas crus e que mostram as várias influências que a banda tem, que vão desde o punk português até a um feeling crust/hardcore do norte da Europa. Prestes a esgotar, é um pedaço de história apetecível.

7/10
Fernando Ferreira


Striborg – “Ghostwoodlands”

2007 / 2021 – Satanath

Striborg é um daqueles casos de sucesso no underground que não se percebe. Tudo bem que o sucesso é relativo mas o facto de ainda termos reedições do seu trabalho é indicativo de que há quem aprecie esta abordagem ao black metal. Abordagem simplista e lo-fi em muito inspirada por Burzum mas que rapidamente se esgota, seja pelo enxame de abelhas à volta do som de guitarras, seja pelo eco digital na voz, seja pelos ritmos básicos de bateria. Mesmo sendo recomendado para quem quer algo arraçado de Burzum não deixa de ser algo que deveria ter ficado confinado ao ano de 2007.

5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.