Máquina do Tempo – Vypera / Bloody Heels / Venus 5 / Bad Manor
Vypera – “Eat Your Heart Out”
2022 – Frontiers Music
E que excelente álbum de estreia. Atrevo-me a dizer, um dos melhores álbuns da Frontiers em 2022. Infelizmente cheguei a ele tarde demais – um dos malefícios de ter apenas 24 horas por dia – porque se tivesse pegado nele, estaria certamente representado no nosso Top de 2022 de Hard Rock. Temos aquela inocência do estilo, muito próprio da década de oitenta – antes de entrasr em decadência, portanto – e ao qual lhe junta laivos de heavy metal. Um álbum que é muito fácil ficarmos reféns deles e uma banda que garantimos que têm de prestar atenção!
9/10
Fernando Ferreira
Bloody Heels – “Rotten Romance”
2022 – Frontiers Music
Depois de “Ignite The Sky”, aqui está o terceiro álbum dos Bloody Heels, um dos grandes nomes da músca pesada da Letónica. Este “Rotten Romance” tem um feeling moderno, mas não disfarça aquilo que tem na sua base, grandes temas de hard’n’heavy que conquistam logo à primeira. Este é um álbum que se sente como especial desde o início e mesmo os mais afoitos às sonoridades modernas terão de concordar que neste ponto em específico funciona muito bem. A banda dá um passo em frente com a sua sonoridade, expande-a mas não a trai e o resultado é um álbum sólido e uma banda pronta para um futuro que se adivinha ainda mais risonho.
8/10
Fernando Ferreira
Venus 5 – “Venus 5”
2022 – Frontiers Music
Este seria um trabalho que teria tudo para se criar um pequeno ódio de estimação. Não por alguma questão pessoal, mas pelo princípio. Isto porque Venus 5 é um novo supergrupo da Frontiers que conta com cinco vocalistas e que em tudo se assemelha a uma girls band em versão metal. Sabendo que este tipo de propostas normalmente conta com uma imagem forte e com zero substância, fica-se logo de pé aparte. Pé que vai voltando à posição neutral quando vamos mergulhando no mesmo. Independentemente da questão comercial e do factor “fabricado”, é inegável que estas músicas são catchy como tudo. Catchy e sem dúvida com enorme talento, não só das cinco vozes, como também da base instrumental. Tudo perfeito – e sim, também um pouco artificial – mas tendo em conta que o objectivo era emular a vertente pop num contexto metal, os resultados são bem superiores aos esperados. Dificilmente se vai pegar nisto novamente, mas a qualidade sem dúvida que os levaria a estar presentes em todas as rádios espalhadas um pouco por todo o mundo.
7/10
Fernando Ferreira
Bad Manor – “The Haunting”
2022/2023 – Labyrinth Tower
Reedição em vinil deste projecto que nos rouba as palavras para podermos avaliar da melhor forma aquilo que é. Mas vamos tentar. Bad Manor é uma espécie de projecto que conta com os músicos da editora Ordo Vampyr Orientis e que estão nas bandas Bat Magic e Bestial Majesty. É uma espécie de álbum conceptual, onde cada tema contam uma história arrepiante (e confesso, inspirada), algo que depois vem em pormenor num livreto com dezasseis páginas. Até aqui tudo bem. Depois temos a produção, que é tão lo-fi que até o pessoal do black metal lo-fi dizem “isto é podre”. Uma salganhada de todo o tamanho onde as teclas parece que foram gravadas em fita… debaixo de água. A bateria parece que foi tocada numa divisão enquanto o microfone de captação (sim,deve ter sido apenas um) estava debaixo de um colchão. Basicamente, podre, não há melhor forma de a descrever. Isto nem sempre quer dizer que seja mau. É, mas é mau de uma forma tão parva e desnecessária que se torna bom. Como um filme do Ed Wood. Ou dos melhores filmes do Ed Wood. Ou tipo “O Quarto”. Estou com comparações cinematográficas porque na realidade o filme de terror não se limita apenas às histórias que conta. Também é bastante real principalmente quando a dor de cabeça se instala.
4/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!