Northern Crown – “The Others” Review

Álbum de estreia da banda de doom metal tradicional norte-americana Northern Crown que esteve longe de nos impressionar, mas que nos irritou. Talvez estejamos a começar por fim mas o desinteresse foi de tal forma que não conseguimos aguardar mais até ao último parágrafo e esta é a reacção mais forte que “The Others” conseguiu arrancar de nós. É um trabalho desequilibrado, capaz do melhor e do pior – e foi precisamente isso que nos irritou. Uma indefinição e uma capacidade de recuperação quando já estávamos a cair no marasmo.
É precisamente pelo marasmo que começamos, com uma “With Malicious Eye” que até prometia mas que depois se transforma em algo capaz de quebrar as nossas insónias. É quando surge a “Surreality (The Tell-Tale Mind)” que junta ao heavy doom tradicional um reforço na parte do heavy (metal) num tema que nos devolve a esperança que entretanto tínhamos (tal como temos sempre no início da audição de qualquer trabalho pela primeira vez) – um tema bastante dinâmico, diga-se de passagem. Em “No One Came to Mourn Me” desgraça-se tudo ao termos uma espécie de trip hop de trazer por casa. “Apostate” começa de forma bastante letárgica e aborrecida mas depois lá começa a animar passados 2 minutos, começando a enfadar outra vez e indo alternando este estado de coisas até ao final.
Uma faixa instrumental normalmente consegue animar as coisas, mas neste caso a faixa em questão é aborrecida e repetitiva, não indo a lugar nenhum, deixando-nos uma épica “Les Autres” com 11 minutos de mais do mesmo, ou seja, do pior e mais aborrecido que o doom metal tradicional nos tem para oferecer, apresentando, no entanto, aqui e ali, momentos bem caçados, como alguns solos e melodias. Dado aquilo que já ouvimos de doom metal, este trabalho consegue pegar numa série de características comuns do género e torná-las má, isto sem contar com o tema trip hop que não tem nada a ver com o doom. É um primeiro álbum que falha em muitos aspectos, mas o maior é mesmo aquele que referimos no início: conseguir impressionar-nos.
1. With Malicious Eye
2. Surreality (The Tell-Tale Mind)
3. No One Came to Mourn Me
4. Apostate
5. A Pox upon Your House
6. Les Autres
Duração 43:52
Nota 4/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.