Nulla+ – “Stornelli Distopici” Review

Já dissemos isto aqui muitas vezes (e ainda agora começámos) mas… vamos ter que nos repetir. Por muito que não entendam (por falta de capacidade ou vontade) o black metal javardo, porco, sujo e outros sinónimos de adjectivos que nos indiquem podridão musical sobre a forma de condições precárias de captação de instrumentos e, por vezes (não sendo um requisito absolutamente necessário) a incapacidade de tocar em conjunto com outros seres humanos resultando numa descoordenação que tem o seu quê de artístico, tem um encanto especial. Se calhar é uma descrição algo morosa mas é um quadro geral onde os Nulla+ se encaixam parcialmente.
A urgência do punk/hardcore, que tantas vezes associada ao black metal, surge aqui e a sua aparição é muito bem vinda. Músicas como a faixa de abertura “Antidolorifico” fazem-nos lembrar tanto os Darkthrone como os Deskarga Etilika, o que é um factor positivo e serve para afastar ainda mais o cenário descrito no parágrafo anterior. Mas onde este trabalho realmente marca pela diferença é a forma como fazem uso das dinâmicas, esse bicho do mato no que diz respeito ao género lo-fi. Temos faixas que nos apresentam algumas estruturas, melodias (sim, melodias!) e até algumas harmonias (!) como a “Una Donna” e a “In Ospedadel Per L’Eternità” que fazem com que se olhe com outros olhos para “Stornelli Distopici”.
Se o ouvinte que até nem aprecia black metal vai conseguir olhar para além disto ou não, para nós é um mistério – quer-se dizer, até nem é porque quem não gosta de black metal, vai fugir a sete pés assim que começar ouvir a berrar a julgar que sintonizou por engano a estação Exorcismo FM – o que podemos dizer é que este é um trabalho que consegue realmente capturar o encanto que falámos no início desta missiva e vai além disso, mostrando uma riqueza musical que não julgaríamos que tivessem. Pela surpresa e pela música em si, o saldo só pode ser positivo.
01. Antidolorifico
02. L’Unica Certezza Della Vita
03. Negli Occhi
04. Mammona
05. Da Nuvola A Nuvola
06. Il Vostro Senso Di Inferiotà Non è Sinonimo Di Disparità
07. Loro Ti Possono Uccidere
08. Un Uomo
09. Una Donna
10. Capire E Valutare
11. In Ospedale Per L’Eternità
Duração 25:38

Nota 7.5/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.