Solitvdo – “Hierárkhes” Review

De vez em quando surgem-nos propostas destas como a dos Solitvdo, uma one-man-band italiana da qual desconhecíamos a existência e que tem aqui com este “Hierárkhes” o seu segundo trabalho de originais. Como ditaria o preconceito ao ver o termo “one-man-band”, o que temos aqui é black metal mas este rótulo não satisfaz por completo já que se torna demasiado pequeno para toda a música que podemos encontrar nestes cinco longos temas (ou quatro longos temas mais um de cinco minutos, o instrumental e excelente “Devotio – Marco Curzio”). O doom também nos faz muito sentido, principalmente devido andamento lento e compassado de todo o trabalho.
Aquilo que nos surpreendeu logo à primeira, no tema-título que abre este álbum, foi o potencial sinfónico, assumido sem qualquer tipo de pudor, a forma como o seu som límpido se conjuga muitíssimo bem com o a produção algo mais primitiva das guitarras, dando um feeling bem orgânico a algo que poderia ficar estéril demasiado – um mal que poderá advir por vezes do dark ambient. O seu grande dom é a forma como nos puxa para dentro das composições, fazendo-nos perder um pouco, arriscando-nos a dizer que haverá por aqui inclusive algum potencial progressivo.
Por outro lado, e como nem tudo é sempre perfeito, este álbum faz com que nos concentremos demasiado no presente, isto é, enquanto estamos a ouvir o segundo tema “Aristokratia”, já não nos recordamos do primeiro, o tema título, assim como passamos para o já mencionado “Devotio – Marco Curzio”, “Aristokratia” já nos abandona a memória, o que faz com que quando se chegue ao final fique uma sensação de vazio que só poderá ser compensada voltando a ouvir mais uma vez. Aparentemente simples, este é um trabalho que tem potencial para crescer dentro do ouvinte a cada audição e que irá concerteza fazê-lo. Não poderá é esperar-se uma proposta ortodoxa de black metal porque isso “Hierárkhes” efectivamente não o é. Boa surpresa.
1. Hierarkhes
2. Aristokratia
3. Devotio – Marco Curzio
4. Fides, Pietas, Gravitas, Virtus
5. Il Silenzio
Duração 46:07
Nota 8.2/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.