Star Wars – Episódio 2 – O Ataque dos Clones

Ok, o primeiro filme foi um fiasco, mas serviu para colocar a febre Guerra da Estrelas outra vez na ordem do dia. Felizmente este segundo episódio consegue trazer algum entusiasmo de volta pela série embora tenha um grande problema quanto a mim: Hayden Christensen. Nunca me convenceu como actor, então aqui no papel de Anakin, deixa-me muitas dúvidas, mas este não seria o seu pior momento. O seu grande problema acaba por ser o mesmo que afectou esta trilogia toda: o raio da história. Neste acaba por ser ligeiramente melhor que no anterior, enquanto o terceiro é a desgraça total. 
Aqui temos muitas mais coisas reveladas em relação ao passado de algumas personagens. Para já, a tão chamada guerra dos clones, que aqui tem apenas um cheirinho, que Obi-Wan fala no episódio 4. Depois os clones serem todos do pai de Boba Fett, Jango Fett e todas as jogadas políticas de bastidores que é um dos pontos mais interessantes de toda esta trilogia e uma das metáforas originais da Guerra das Estrelas para quem está atento, comparando com aquilo que temos a passar-se actualmente. Enganar o público de forma a reunir mais poder e depois mandar tudo às urtigas.
É um filme que apesar de continuar a ter grandes efeitos especiais, já não tem a necessidade de se apoiar neles quando a história não vai a lado nenhum. Claro que sentimos isso sobretudo no romance entre Anakin e Padmé. Se houve algum casal mais sem chama que este… só mesmo na saga Twilight e é porque ambos têm cara de enjoados. Apesar de todos os problemas, está a milhas de distância em termos de qualidade do filme anterior, que tem os seus problemas, é certo mas que mesmo assim não é uma ofensa, como alguns alegam – e haverá sempre insatisfeitos. De forma a minimizar a dor de ver o primeiro, é melhor ver este de seguida ao segundo, embora em muitos aspectos se sinta que a história deveria começar aqui, com apenas alguns detalhes do primeiro.
Nota 6.9/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.