Trepid Elucidation – “Trepid Elucidation” Review

01. Unquestionable Death
02. Upcoming Reality
03. Beyond Compassion
04. Diminished Into A Spacetime Interval
05. Paradigm
06. Corpse That Breeds
Duração 36:12
Para quem anda distraído, os Trepid Elucidation são um dos nomes a ter em conta no que diz respeito ao underground do death metal nacional. A banda lisboeta combina a brutalidade com a técnica como os clássicos, o que torna este trabalho não só interessante como que obrigatório para quem acha que o death metal é um género aborrecido e linear. Sempre discordámos desta visão – embora admitamos que existem bandas que ajudam a que esta visão se estabeleça – e agora temos mais um argumento de peso: o trabalho auto-intitulado e de estreia desta banda nacional.
Aquilo que impressiona desde logo é a eficácia instrumental da banda e a capacidade de escrever boas músicas. Em termos vocais, não há nada a assinalar, tendo Diogo Santana um gutural poderoso mas genérico q.b.. A verdadeira diferenciação vem sobretudo dos temas e da forma como conseguem tornar contagiantes verdadeiras bujardas de death metal técnico. O facto de termos apenas seis músicas (em pouco menos de quarenta minutos) indica também arrisca no capítulo da duração dos temas. O álbum acaba por ter a duração ideal (não enjoa e fica-se com vontade de ouvir mais) enquanto os temas têm assim liberdade para respirarem sem pressões.
A duração das músicas anda por volta dos cinco, seis minutos, o que neste tipo de som exige uma maturidade acrescida. Não basta apenas mostrar que se sabe muitas escalas ou que se tem dedos para as tocar à velocidade da luz. O verdadeiro desafio é transformar toda essa capacidade em verdadeiros malhões de death metal técnico. Não temos propriamente uma faixa favorita, já que o álbum surge todo como muito bom, no entanto “Corpse That Breeds” foi a que mais nos impressionou pela positiva. Um grande álbum de estreia e mais um excelente nome saído do nosso país. A continuarem assim, têm tudo para chegar longe.
Nota 9/10
Support World Of Metal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.