WOM Electric Eye – HoChiMinh – “Ashes”

A World of Metal, sempre na procura de melhorar os seus serviços, no interesse da música e das bandas que a produzem, principalmente dentro do panorama do underground nacional, encontrou uma nova forma de prestar apoio ao mesmo e, apresenta uma nova rubrica, que se baseia principalmente em efectuar uma breve análise aos lançamentos de temas de álbuns ou EPs em vídeo. A honra de serem os primeiros coube à banda que é mais conhecida por ser a que produz o carvão mais forte do país, os HochiminH. Banda oriunda do Alentejo, que, sendo tudo menos lenta, trouxe-nos, nestes últimos dias, um vídeo sobejamente aguardado por todos os seus fãs. Finalmente temos o prazer de ver trazida à realidade visual a brutal malha que é o tema “Ashes” (tema-título do EP). Após algumas visualizações e, para uma análise mais realista, podemos falar uma certeza: é uma, perdoem a expressão, “bujarda” de vídeo.

Chamem-lhe um festim para os olhos, ou, não fossem os tons seleccionados completamente adequados ao dramatismo desta música. Que o cenário escolhido não fosse nada menos de que uma cidade em processo de destruição, com chamas e cinzas por todo lado. Haja destruição! Claro, também temos a ajudar o facto de podermos finalmente ver a banda em plena performance, tal e qual como se estivéssemos a ver um concerto. A energia colocada por todos os membros nesta actuação é a mesma que se pode esperar num concerto ao vivo. Toda a concepção, filmagem, realização, montagem e edição final pertence a uma fantástica equipa, os Dirty Sock. Conseguiram replicar em imagem aquilo que sempre imaginávamos que seria a “Ashes”. Verificamos também que foi dada uma pequena atenção a pormenores através do vídeo em si, por aqui e por ali esvoaça o símbolo ou logo geométrico da banda, o semear de dizeres nas paredes e o nome discretamente colocado dos Dirty Sock. Também algures pelo vídeo existe uma imagem que eu acho de absoluta genialidade, que é uma sobreposição em sombra da banda toda. Tem um grande impacto visual. Para finalizar e adequar-se ao ambiente em si do vídeo e do tema, toda a banda desaparece em cinzas no final do mesmo. Só conseguimos encontrar dois problemas. Achamos o vídeo muito curto e continuamos a ver pouco da banda…. Queremos mais!!!

Acerca da música em si, todos nós já conhecemos relativamente bem a “Ashes”. É um tema extremamente dramático, com uma batida e ritmo infernal, com picos de adrenalina para quem trauteia o som, mesmo que não se consiga igualar a performance do seu vocalista João Ramos, com a sua já conhecida voz diabólica pontuada por alguns laivos angelicais. Neste tema em particular transmite completamente o dramatismo da “Ashes” não havendo espaço para vocalizações bonitas, mas sim pura agressividade naquilo que neste ambiente do hardcore se chama, passo a expressão, de besta (não como insulto, mas como elogio). A “Ashes” foi produzida por Vasco Ramos e gravada com mistura final por Tiago Canadas da Poison Apple Studios. Os nossos agradecimentos a todos os intervenientes e recomendamos em absoluto a visualização do vídeo, sendo também uma forma de ajudarem as bandas, visualizando e partilhando os lindos trabalhos com que nos brindam.

Por Sabena Costa


Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.