WOM Perfil – Marivan Ugoski

WOM Perfil – Marivan Ugoski
por Carlos Lichman


Um soldado do Rock do sul do Brasil
(Rock soldiers 004)

Original da cidade de Pelotas, interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) mas atualmente mora na cidade do Caxias do Sul também no estado do RS. Desde cedo por volta dos seis anos de idade, começou seu interesse pelas artes, mais especificamente pela música. Por volta de 1974, buscava algo diferente para escutar nas rádios da época. Algo que ele não sabia que existia mas Marivan sabia que não era o que passava nas rádios, nada lhe interessava. Até que um dia um primo lhe apresentou durante governos militares no Brasil o rock’n’roll. Ugoski gosta de ressaltar que era uma época que se vivia mais tranquilo no país. Junto com a apresentação do rock através de uma fita K7 contendo sons de Kiss, Judas Priest, Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC entre outros sua vida mudou completamente.

No começo dos anos 80, Marivan começou a devorar todos os LPs que encontrava. Entre 83 e 84, foi ao seu primeiro show de rock da banda Replicantes, um grupo de punk rock muito famoso inclusive nos dias de hoje no Brasil. Em suas memórias, lembra que muitas bandas tocavam rock, progressivo e instrumental na época mas não metal. Com o passar do tempo e troca de material, conheceu alguns amigos que tinham instrumentos e desta forma, em 1986, começou a cantar em uma banda de cover, em seu repertório tinha músicas dos Replicantes, Kiss, Iron Maiden, Black Sabbath entre outros. Marivan comenta que os ensaios era na casa de um dos membros da banda numa sala ao lado da piscina.

Outro ponto importante de lembrar é que neste momento naquela região, não haviam muitos espaços para se apresentar, a banda cover teve apenas dois shows em um espaço ecológico. Logo depois destes eventos a banda parou. Não havia muitas bandas dentro do estilo atuando na região, nestes eventos onde se apresentaram, Marivan lembra de muitas pessoas vindo de outras cidades para verem eles se apresentarem.

Um momento na história de Marivan Ugoski foi seu interesse pelo baixo e a sua forma de tocar, cantar e compor pois sem ter músicos na família e tendo um aprendizado autodidata durante um ensaio havia um contrabaixo no local, pegou e começou a imitar o Lemmy do Motörhead, nesta hora o soldado do rock entendeu que era aquilo que ele queria, que estava em seu sangue. De forma natural, começou a escrever letras e compor sem nunca ter tido uma aula antes.

Após o fim da banda cover e tendo contato com outros músicos no ano seguinte fundou sua própria banda intitulada Atro desta vez além de vocalista também atuando como baixista atuando numa linha mais thrash metal com influências bandas como Venom, Celtic Frost entre outas bandas old school. de 1987 a 2011 foram vários shows,algumas demos,participações em coletâneas e dois álbuns oficiais lançados, eles são:

 

“Breaker” ( 1995) – (Rock soldiers 001)

“Making Up For The Wasted Time” (2003). – (Rock soldiers 002)

 

Em 1997, em um momento da vida que estava desempregado, com espaço livre, começou também atuar como produtor e se torna o idealizador dos CDs em série “Rock Soldiers”. Muito criticado por alguns músicos mas apoiado por outros, em fevereiro de 1998 era lançado o primeiro volume da compilação. Desde o começo, o “Rock Soldiers” (Rock soldiers 003) divulga a cena underground , revelando bandas para o Brasil e o mundo. Hoje já são 25 volumes lançados e quase 400 bandas participantes incluindo algumas do exterior. Seu funcionamento baseia-se em um sistema de cooperativa entre as bandas participantes, onde cada banda se compromete á ficar com uma certa quantidades de CDs, podendo assim custear todo o processo de  produção  do álbum como:prensagem, masterização, material gráfico,divulgação e etc.

Depois de uma vida dedicada ao rock, metal e a divulgar bandas do underground, Marivan sai de sua posição de soldado para general do rock no sul do Brasil.  Para os interessados em conhecer mais sobre a série Rock Soldiers e até saber sobre participarem entrem em contato através do e-mail: ugoskimarivan@gmail.com e visite a página no Facebook:

https://www.facebook.com/cdsrocksoldiers/

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: