WOM Playlist – Rock/Metal Espanhol #2

O nosso país vizinho é inegavelmente riquíssimo no que às sonoridades pesadas diz respeito e o rock e o heavy metal tradicional estão fortemente enraizados na cultura espanhola, pelo que todos meses vamos aqui dar a conhecer uma playlist – todos os meses uma diferente – com selecções que são obrigatórias para qualquer fã de rock e metal que se preze. – Por Rosa Soares.

1 – CRISIX – “Critical Mass” – Banda nascida em 2008, existiu até 2011 sob o nome Crysys, e desde então com a actual denominação. Com 5 LP e 4 singles, é uma das bandas de thrash metal mais conhecidas de Espanha. “Agents of M.O.S.H.” é o single de apresentação do próximo álbum, com lançamento a 26 de setembro.

2 – BARÓN ROJO – “Rokero Indomable” – Faixa 2 do álbum “Metalmorfosis” (1983). Barón Rojo é um marco do heavy metal espanhol e este álbum é o responsável pela introdução de muitos jovens nos sons mais metálicos, nos anos 80, em língua espanhola. Considerado como um dos melhores álbuns de heavy metal espanhol, é um dos álbuns mais procurados pelos coleccionadores, pois em 1983 foram editadas 20000 cópias que incluíam um single com duas músicas extra, que esgotaram rapidamente.

3 – OPERA MAGNA – “Hijos de la tempestad” – Faixa 4 do EP “Del amor y otros demonios- Acto II” (2015). “Del amor y otros demonios” é uma trilogia, de três EP’s – Acto I em 2014, Acto II em 2015 e Acto III em 2019 – lançados em 2019, na compilação “Del amor y otros demónios”.

4 – HEROES DEL SILENCIO – “Iberia Sumergida” – Banda que dispensa apresentações, é uma das mais conhecidas no nosso país. Este tema é a quarta faixa do álbum “Avalancha”, o quarto e último álbum de estúdio da banda, lançado em 1995. Este é o único álbum em que o guitarrista mexicano Alan Bogulavsky toca como membro integrante da banda.

5 – AVALANCH – “El Ángel Caído” – Faixa que dá nome ao álbum de 2001 desta banda de power metal/metal progressivo, formada em 1993. Com várias formações ao longo dos anos e uma vasta discografia, lançaram no passado dia 16 de março o álbum ao vivo “Cien Veces”.

6 – 7ALMAS – “Siempre Vas a Estar” – Tema de abertura do álbum “Abre los Ojos” (2018) da banda de hard rock melódico, com influências de Whitesnake, TNT, Harem Scarem, Hardline, entre outros. A banda lançou um primeiro álbum, “Nueva Tierra” em 2014 e o segundo trabalho surge em 2018. Desde então, não houve mais lançamentos, apesar de a banda manter alguma actividade ao vivo até setembro de 2019, quando encerrou a sua tournée de apresentação de “Abre los Ojos”.

7 – STAVAGANZZA – “Pasión” – Tema que encerra o EP de 2006 “Hijos del Miedo”. Banda de metal sinfónico formada em Fuenlabrada em 2003, parou a sua actividade após o lançamento do quarto álbum, “Raíces”, que não chegou a ter a distribuição adequada, pois após o seu lançamento, a editora faliu. Em 2018, para alegria dos muitos fans da banda, esta regressa e desde então que se tem mantido activa. Os seus concertos são conhecidos por serem verdadeiros espectáculos musicais e visuais, juntando mais de 60 artistas em palco, entre bailarinas, banda e orquestra.

8 – LEIZE – “Buscando… Mirando” – Tema que dá nome ao segundo LP da banda basca, lançado em 1989 (é o primeiro tema do lado B do álbum). Formados em 1982, mantêm-se activos até 1997, sendo nesta fase considerados uma banda de heavy metal. Após uma paragem de nove anos, regressaram em 2006, com uma sonoridade mais hard rock. O último trabalho da banda data de 2019 e é o LP “Deriva”

9 – LA REVOLUCIÓN DEL MONO – “La Verdad” – tema que encerra o EP de estreia da banda de Madrid, intitulado “Origen” (2019). Os sete temas do EP versam sobre diversos assuntos da actualidade, sempre com um tom crítico e reivindicativo. Formada em 2018, a banda teve bastante difusão através da radio argentina “Radio Krimen Online” e do seu festival streaming.

10 – BLOODHUNTER feat. LEO JIMENEZ – “I Want Out” – quando os Bloodhunter gravaram este tema dos Helloween, num single, com a participação de Leo Jiménez (Stravaganzza), muitas foram a vozes que se mostraram críticas em relação à junção das vozes de Diva Satânica e Leo. No entanto, o resultado é uma poderosa cover, cheia de energia.


 

Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.