WOM Report – Black Cross – Apresentação do Livro e CD @ Fnac Colombo, Lisboa – 14.06.19

A World Of Metal esteve presente na apresentação do livro dos Black Cross, a primeira banda de black metal nacional. Este livro, mais concretamente a sua terceira edição, vem acompanhada com um CD que contém a mítica demo “Sexta Feira 13” em CD com dois temas registados ao vivo como bónus estando agora à venda na Fnac. Os três membros principais da banda, Filipe “Bombas” (bateria), João Ramos (baixo) e Rui Subtil (voz) fizeram a apresentação, tendo-se juntado Fernando Rebelo, um dos três pesquisadores e principais impulsionadores deste projecto, sendo eles Luís Sobral e Luís Neto, o autor do livro (cuja entrevista poderão ler na edição deste mês da World Of Metal, assim como uma entrevista à própria banda). Na assistência estava presente Paulo Henrique, o primeiro guitarrista da banda.

Todos os intervenientes demonstraram gratidão por todo o interesse nesta obra que cresceu para além do previsto. Cresceu de tamanho assim como também de procura. Foram contadas histórias, peripécias de uma carreira que embora curta marcou o panorama da música pesada nacional. Peripécias engraçadas e representativas da ingenuidade e inocência de um período em que fazia-se muito com o pouco disponível. E claro falou-se bastante do Rock Rendez Vous, um marco na carreira da banda e centro da cena metálica da década de oitenta – estando presente Rudy Sagres, nome indissociável do R.R.V.. Não deixa de ser curioso que numa época em que tudo se tem, em que tudo está (supostamente) ao alcance de todos, não exista o espírito inventivo e aventureiro que era próprio das vivências do underground e das bandas da altura.

Sobre a questão mais comum – “Vão voltar?” – a resposta é comum a todos, tudo pode acontecer e perante as condicionantes da vida de cada um, essa possibilidade tem estado na mente (e arriscaria no coração) dos três, ainda que seja apenas uma possibilidade. No fundo a sua história é uma inspiração para todos nós, que vivemos e respiramos a paixão da música e por ela tanto dedicamos sem pedir nada em troca. Uma inspiração pessoal e também para a World Of Metal. A vida poderá intrometer-se pelo meio, assim como os anos poderão passar, mas no final fica sempre um amor que não se explica, apenas se sente. Esse também foi o apelo deixado, para se lançarem, para arriscarem, para seguir o coração, seguir a paixão. E tentar, nem que seja uma vez, com ou sem sucesso, mas tentar. Os tempos são diferentes, trinta anos passaram, mas o espírito, esse é o mais verdadeiro e inspirador de todos.

Texto Fernando Ferreira
Fotos Sónia Ferreira
Agradecimentos Black Cross


Support World Of Metal
Become a Patron!

New WOM Android APP – Read All Our Issues for free!
World Of Metal Magazine – Out Now
Download It Here!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.