WOM Reviews – Убий / Hell Militia / Serpentshrine / Apocalyptic Leaders
Убий – “Убий”
2022 – Edição de Autor
Não sei como se pronuncia o nome (apenas que é “Mata” em português) desta banda e deste trabalho e muito menos ideia tenho do conteúdo lírico mas tendo em conta que estamos a falar de black metal, podemos desconfiar. Em termos musicais, a abordagem é segunda vaga escandinava sem espinhas. Unidimensional nas suas dinâmicas com o uptempo a ser universal mas ainda assim consegue ser interessante na forma como a sua violência e o nível dos valores de produção causam uma impressão positiva. Claro que há o sentimento de déjà vú mas, mais uma vez, tendo em conta que estamos a falar de black metal, esse déjà vú é sinal de que a música está a carregar nos botões correctos. Boa surpresa.
8.5/10
Fernando Ferreira
Hell Militia – “Hollow Void”
2022 – Season Of Mist
Hollow Void marca o regresso dos Hell Militia 10 anos após o seu último lançamento. É um álbum bastante direto no seu som: black metal sem tirar nem pôr. Concordantemente, assume um tema mórbido e aterrador que desenvolve com recurso àqueles que são os elementos mais reconhecidos do género – ruído generalizado decorrente do trabalho de bateria, um trabalho de cordas que vagueia entre o medonho e o hipnótico e a ordernar todo o bando, o vociferar satânico, tudo isto aplicado de forma impecável e relativamente organizada, porque, apesar de todo o caos sonoro que é apresentado, é fácil encontrar as linhas de orientação que estruturam todo o som e que afastam Hollow Void do vazio “arrítimico” que algumas bandas mais extremas optam por seguir. Tudo isto proprociona uma audição bastante prazerosa porque, em poucas palavras, Hollow Void é um álbum de black metal que não se perde na sua escuridão.
8.5/10
Matias Melim
Serpentshrine – “Allegiance To The Myth”
2022 – Signal Rex
Segundo álbum dos norte-americanos Serpentshrine e uma bela forma de fazer black metal com teclados sem soar cheesy (e ainda que ocasional) e ainda acrescentar força ao ambiente tenebroso que se pretende criar. Som cru mas sem deixar de se perceber os pormenores das guitarras, que são a principal ferramenta para prender a atenção do ouvinte. Os níveis de repetição também estão de acordo com a intenção de manter o ouvinte hipnotizado e com a atmosfera criada. “Allegiance To The Myth” é um álbum que sem grandes invenções, oferece o que o fã de black metal procura mesmo aqueles que querem algo mais refinado no que diz respeito aos valores de produção.
8/10
Fernando Ferreira
Apocalyptic Leaders – “Eternity”
2020/2022 – War Productions
Reedição do primeiro EP da one-man band Apocalyptic Leaders em cassete pela War Productions que vem com mais três bónus. Trata-se de um black metal cru mas com um trabalho interessante a nível de guitarras, com algumas linhas melódicas inesperadas. A produção e mistura desequilibrada fazem parte do jogo neste segmento estilístico e neste caso até serve para dar um toque interessante às músicas que no geral estão bem construídas. Principalmente a nível de variedade de riffs e da qualidade dos mesmos. Interessante reedição.
7/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!