WOM Reviews – Astronoid / The Tangent / Green Sky Accident / Ou
Astronoid – “Radiant Bloom”
2022 – Century Media / 3Dot Recordings
E que tal, no meio deste calor todo, viajar um pouco na maionese? É que não poderia haver uma melhor altura. Pós-rock meio dreamy e shoegaze que nos traz leveza ao corpo e à alma. Um terceiro álbum bastante aguardado e que justifica bem o burburinho à volta deles. Se o pós-rock normalmente está associado à melancolia, a fórmula destes norte-americanos é ligeiramente diferente com as melodias a serem sempre boas para levantar a moral – ainda que tenham sempre uma dose de melancolia no seu conteúdo. A abordagem mais pop (na forma como as coisas soam infecciosas) não nos perturbam em nada, até porque contrasta em absoluto com alguns ritmos de bateria que são usados aqui, e este é um dos grandes discos do ano deste género específico sem qualquer dúvida.
9/10
Fernando Ferreira
The Tangent – “Songs From The Hard Shoulder”
2022 – InsideOut Music
Regresso de um dos mais bem sucedidos projectos de rock progressivo do novo milénio. Bem sucedido na medida que este “Songs From The Hard Shoulder” é já o decimo segundo álbum de originais. Andy Tillison regressa (ele que é o único membro original do projecto) com mais um punhado de temas de classe superior onde é fácil perder a noção de tempo. Na vertente art rock mas com uma mestria impressionante onde os temas facilmente embarcam em longas jams que são puro prazer auditivo mesmo que os estranhos à banda e a este género possa pensar que se trata apenas auto-indulgência desmedida. Perspectivas sendo que uma delas apenas nos permite embarcar numa viagem que dura quase oitenta minutos e onde o tema mais curto “Wasted Soul” encaixa bem no resto.
9/10
Fernando Ferreira
Green Sky Accident – “Daytime TV”
2022 – Apollon
Não sei porquê mas a capa sugere-me algo stoner doom. E não poderia estar mais longe daquilo que os noruegueses fazem: pós-rock com um sabor bem forte a indie. Uma mistura que não é muito comum mas que resulta muito bem – provavelmente também serei o único a ver a ponte entre as duas ligações. As guitarras trazem uma atmosfera que nos eleva no ar com a voz a ter um pouco o efeito contrário e é uma fórmula que se torna muito interessante e até de certa forma refrescante. Um bom disco para relaxar e surpreender – não necessariamente por esta ordem.
7/10
Fernando Ferreira
Ou – “One”
2022 – InsideOut Music
Isto é estranho, muito estranho. Álbum de estreia deste projecto chinês que anda pelos campos da mistura entre o prog pop, a música electrónica e uma espécie de feeling de dream pop. As guitarras são sintetizadas – pelo menos o som assim parece – e depois os arranjos electrónicos ainda dão uma ambiência mais estranha à coisa. O resultado de tudo isto junto é difícil de engolir e interiorizar, tal como a nossa reacção à voz. Atrai tanto quanto irrita. Para quem gosta de música experimental ou fora da caixa, encontrou aqui algo à medida dos desejos de requinte. Ou para quem precisar de música futurística para meter nalgum filme e que nos faça pensar “nem que passem mil anos o ser humano vai gostar de música assim”.
4/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!