Review

WOM Reviews – Carrion / Ricochets / Za! & La TransMegaCobla / Glockenwise

Carrion – “Morbid Nailgun Necropsy” 

2023 – WormHoleDeath

Pode até pensar-se que pela capa e pelo título deste álbum, que os belgas Carrion tocam Death/Grind ou Brutal Death metal quando aquilo que nos trazem é um Death Metal que até tem bem mais melodia do que aquela que seria expectável. E isso está longe de ser mau. É surpreendente principalmente quando já estamos tão habituados a julgar as coisas por aquilo que as aparências nos sugerem para facilmente passarmos ao que temos de seguida na nossa pequena lista. Pois bem, terceiro álbum e um Death de impor respeito a quem procura peso visceral mas depois temos pormenores melódicos e ganchos que garantem o interesse de quem não gosta apenas de tripas ao sol. É o equilíbrio ideal para ir buscar mais fãs ao lado dos que precisam de dinâmicas que vão para além do que é normal e banal. Equilíbrio perfeitamente conseguido neste trabalho.

9/10
Fernando Ferreira


Ricochets – “Closer To The Light”

2023 – Indie Recordings

Quantas bandas não acabam de um momento para o outro, em que cada um vai para o seu lado e não deixam depois os fãs, ano após ano a ansiar por um regresso? Muitas, tantas que aquelas que voltam realmente são em número bastante reduzido. Mais reduzido são aquelas que regressam para concertos e também para trabalhos de estúdio. A desafiar as probabilidades estão também aquelas que depois de lançar o trabalho conseguem convencer toda a expectativa que tinham acumulada. Não tendo propriamente acompanhado de perto o período de ausência em questão (dezassete anos!) por parte dos noruegueses Ricochets, devo dizer que este “Closer To The Light” me conquistou à primeira. Rock adulto e multifacetado, com melodia que fala ao coração de quem gosta de música de todas as décadas. Melodias, boas, mas também peso e rebeldia. Tudo aquilo que o rock deveria ser no novo milénio e que normalmente apenas o consegue ser no underground. Talvez o regresso dos Ricochets chame a atenção para isso, qualidade para tal tem com fartura.

8.5/10
Fernando Ferreira


Za! & La TransMegaCobla – “Za! & La TransMegaCobla“

2023 – Lovers & Lollypops

Let’s get freaky. Primeiro as apresentações. Temos os Za!, duo espanhol que é especialista em música experimental onde os limites são muito poucos, do rock noise (ou simplesmente noise) ao free jazz. Depois temos o duo de folk a capella Tarta Relena e por final temos o quarteto La Mega Cobla que usa instrumentos tradicionais para criar música muito pouco convencional. Obviamente que a junção disto tudo só poderia ser um disco desafiador e ao qual escapa a classificação. World music psicadélica com laivos de free jazz que resultam num disco que apesar de dividido em dez faixas, deve ser ouvido de uma vez só, sendo até complicado de, estando embrenhado no mesmo, difícil de discernir quando cada faixa começa e acaba – a não ser a primeira e última obviamente. Uma verdadeira viagem excêntrica que obviamente exige uma abordagem muito diferente daquilo que se está habituado no espectro rock e metal. Mas sendo o nosso mundo da música pesada o mais vasto que há, faz todo sentido para aqueles que tem horizontes mais escancarados se perderem nesta maravilhosa viagem.

8/10
Fernando Ferreira


Glockenwise – “Gótico Português”

2023 – Edição de Autor

Os Glockenwise são uma referência do rock indie/alternativo em Portugal, muito graças a uma sensibilidade shoegaze que nos remete para outros tempos. Sensibilidade que está mais forte que nunca neste “Gótico Português” que marca o regresso da banda às edições. A sensação de atmosfera que para uns soa datada e para outros é intemporal é sem dúvida a camada que percorre todo o disco onde as letras em português são como feitiços que nos vão hipnotizando aos poucos. O tema-título é um exemplo perfeito nesse sentido, que nos traz como que a perspectiva de um sonho português ao qual vamos intercalando o sentimento de ser um sonho ao qual o sentido por vezes nos escapa ou uma realidade que nos esquecemos de dar a devida a atenção.

7.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.