WOM Reviews – Civil War / Nite / Sinsid / Novaluna
Civil War – “Invaders”
2022 – Napalm
Por muito tempo que passe e por muito que a formação mude (e tem mudado bastante), os Civil War vão estar sempre associados aos Sabaton, seja pelas temáticas seja pelo facto óbvio de ter sido formado por quatro ex-membros de Sabaton e por ter depois ainda recebido mais um ex-membro. No entanto, já há muito tempo provou a sua idenpendência embora tenhamos que referir que continuam a existir muitas semelhanças, ainda agora, neste que é o seu quarto álbum. O trabalho é conceptual, sendo que todas as músicas focam história de invasão e resistência a essas mesmas invasões. Como um todo, é um trabalho bem sólido e superior aos últimos, onde todos os temas são de qualidade acima da média. São sobretudo infecciosos como a abertura “Oblivion” que é um dos melhores de todo o disco. Sem momentos fracos, para quem está insatisfeito com um certo marcar passo da carreira dos Sabaton, poderá vir aqui apanhar um pouco de ar fresco.
9/10
Fernando Ferreira
Nite – “Voices Of The Kronian Moon”
2022 – Season Of Mist
Segundo álbum da cerreira, primeiro pela Season Of Mist. O rótulo ao seu som é difícil de satisfazer mas apesar de tudo black/heavy metal é mesmo a melhor forma de descrever. A sonoridade é pura do heavy metal tradicional e a voz e as letras remetem para um black metal oriundo das Grécias (pelo menos é o país que surge imediatamente no pensamento) Não é propriamente uma junção fácil de assimiliar, para qualquer fã das duas facções, mas creio que acaba por ser os de heavy metal mais fáceis de capturar pela alta qualidade do instrumental. E embora possa critica a voz por não funcionar neste contexto, a realidade é que a mesma dá um carácter bastante próprio à banda, tornando-se parte imprescindível da sua identidade. Uma boa surpresa.
8/10
Fernando Ferreira
Sinsid – “In Victory”
2022 – Pitch Black
O primeiro impacto deste terceiro álbum dos noruegueses Sinsid é surpreendente e enganador. O volume da mistura está algo baixo e à primeira audição até parece algo baixo. Após a devida insistência (num misto de teimosia e tira-teimas) descobrimos que basta mesmo levantar o volume. Bons temas de heavy metal, alguns até a puxar ao power – o refrão da “Metalheads” é um autêntico hino e numa vertente mais happy do power metal não ficaria desfasada – e com uma voz grossa (portanto longe do que é habitual) que dá um cariz mais tradicional à coisa. Para quem vem com a mente a prever um certo som, “In Victory” pode desiludir, mas com a passagem do tempo e com mais audições em cima, as suas qualidade vêm todas ao de cimo.
8/10
Fernando Ferreira
Novaluna – “Nova Vita”
2022 – Pride & Joy Music
Primeiro álbum desta banda italiana formada recentemente (em 2019) e que tem aqui o seu álbum de estreia. Vêm-nos confirmados como metal progressivo, algo que não me faz assim tanto sentido embora tenhamos algumas ambiências nesse sentido. O rótulo progressivo é muito vago e cada um tem a sua própria opinião, mas quanto a nós supõe que as músicas nos proporcionem uma certa viagem em vez de termos o habitual esquema de riff, verso, ponte, refrão. Não importa o quão técnico se é ou quanto virtuosismo está à flor da pele, se temos na maior parte das vezes o esquema tradicional de uma música, então tenho alguma dificuldade em chamar de progressivo. No entanto, isso não faz com que seja um mau trabalho. Aliás, é um bom álbum de heavy metal que se move com algumas estéticas do progressivo (sobretudo na voz e na produção) ao qual não temos nada a apontar. “Nova Vita” está cheio de refrões peganhentos e aos quais vamos ter dificuldade em voltar as costas.
8/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!