Review

WOM Reviews – Coastwise / Riot Act / Wasteland Viper / Ronnie Romero

Coastwise – “War Machine”

2022 – Edição de Autor

Mais uma banda que se apresentou ao serviço aqui na World Of Metal, dando-se a conhecer e mais uma boa surpresa. Temos sido bafejados pela sorte pelos projectos que nos contactam, porque a qualidade tem sido mais que muita. Neste caso concreto, Coastwise, banda de Lisboa que aposta no hard rock – só aí de salutar a coragem e paixão (porque só tendo paixão mesmo) que se nota muito bem neste “War Machine”, o primeiro EP da banda que começou apenas em 2020 mas dá já para ver que há aqui muito talento à espera de se traduzir em discos. Pena não estarem no país certo para esta sonoridade (e daí, também não há nenhuma sonoridade de peso que triunfe em Portugal, certo?) mas talento para triunfarem lá fora não lhes falta. Som nacional a conferir!

9/10
Fernando Ferreira


Riot Act – “Closer To The Flame”

2022 – Global Rock

Aqui está a banda que é o foco de Rick Ventura, que foi guitarrista da banda de 1977 a 1983 e este novo projecto foca exactamente aquele feeling mais tradicional e hard rock dos primeiros anos da banda. O que temos é um hard rock bem old school e cheio de feeling. Não fosse a produção cheia e moderna até poderia parecer que tinhamos embarcado numa viagem do tempo.  Mas mais do que uma viagem pela nostalgia, “Closer To The Flame” é um excelente álbum de hard rock que sabe bem ouvir numa bela viagem de Verão, com o sol a apertar e com o carro a cruzar uma qualquer estrada de asfalto escaldante. Estreia que não traz nada de novo mas ainda assim é muito bem recebida. Para melhorar tudo ainda vem com um CD extra que nos traz faixas dessa primeira era dos Riot regravadas pelos Rio Act.

8.5/10
Fernando Ferreira


Wasteland Viper – “Dead Men Tell No Tales”

2022 – WormHoleDeath

A mistura de rock/metal com o espírito sujo e descomprometido do punk faz-nos pensar imediatamente em Motörhead, ainda para mais com um título como “Dead Men Tell No Tales”. O que temos então aqui por parte desta banda holandesa é rock’n’roll puro e sujo tal como Lemmy ficaria orgulhoso. Apenas há um pormenor que destoa da sujidade, que é a voz, com um timbre mais limpo do que o esperado mas que ainda assim resulta muito bem neste contexto. Um álbum simples e muito eficaz que quem gosta de rock’n’roll vai ouvir muito bem.

8/10
Fernando  Ferreira


Ronnie Romero – “Raised On Radio”

2022 – Frontiers Music

Álbuns de covers. Não escondo, adoro. Apesar de saber que os mesmos são uma solução fácil para ter um produto com um potencial comercial elevado, afinal é só questão de escolher bem as músicas que se pretende recriar. Ronnie Romero, uma das grandes vozes da nova geração de músicos americanos (que brilha em bandas como Rainbow e Lords Of Black), tem aqui naquele que é o primeiro álbum a solo uma homenagem aos seus heróis musicais. E a primeira coisa a reparar é a forma como ele escolhe temas e bandas que até nem são nada óbvios, resultando numa sede de conhecimento em relação aos temas originais. As mais óbvias talvez sejam as de Led Zeppelin (“Since I’ve Been Loving You”) e Uriah Heep (“Gypsy”) mas no geral é um álbum cheio de clássicos e versões fantásticas. Para qualquer fã de rock e dos tempos em que o mesmo reinava supremo (e nesse aspecto, talvez apenas a dos Queen saia fora do parâmetro já que saiu na década de noventa originalmente – a de Freddie Mercuy é da década anterior).

8/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.