WOM Reviews – Constellatia / Arc Of Life / Annihilation Rite / Chaoist
Constellatia – “Magisterial Romance”
2022 – Season Of Mist
É impossível não observar a capa e ouvir a música deste “Magisterial Romance” e não pensar nos primeiros trabalhos de Opeth. No entanto, não é que tenhamos aqui uma cópia dos primeiros tempos da banda sueca. É o mesmo tipo de arrojo e o mesmo tipo de finesse, até porque musicalmente teríamos que obrigatoriamente referir Alcest, para haver uma maior aproximação ao que se entende como post black metal. Esta é o primeiro trabalho do trio composto por Keenan Oakes, Adam Hill e Gideon Lamprecht, que aqui contam com as participações dos vocalistas Alison Rachel e Skye MacInnes que dá um colorido bem mais abrangente a estes quatro longo temas. É um álbum onde facilmente somos embalados pelo choque e luta entre a abrasividade e a melancolia e onde quem fica a ganhar é claramente o ouvinte. O ambiente poderá chamar pelo post metal, mais até do que o progressivo, mas no final é um álbum que mesmo sendo composto por quatro temas apenas, absorve-se muito bem e consegue passar ao lado dos lugares comuns sem se tornar demasiado previsível.
9/10
Fernando Ferreira
Arc Of Life – “Don’t Look Down”
2022 – Frontiers Music
Temos que dar ouvidos aos nossos instintos. Sem saber nada, devorei este disco umas quantas vezes. Capa muito bem conseguida e musicalmente bem prog. Até aqui tudo bem. No entanto, desde as primeiras audições há um sentimento familiar, um sentimento que até pode ser desconfortável para quem está a analisar um disco e não quer ser de maneira nenhuma injusto. No entanto, o sentimento é real, que no caso de “Don’t Look Down” é de estarmos perante aquilo que poderia ser se os Yes da década de oitenta tivessem viajado até ao presente para gravar o disco. Só então me relembrei de que a estreia passou por estas páginas também embora não tenha sido eu a tratar do assunto. Pois bem, o feeling Yes tem razão de ser, afinal é um projecto que reúne Jon Davison e Billy Sherwood dos Yes. No entanto, a sensação de confusão atrás referida é memso o facto de termos esse feeling Yes mas também algo novo, algo refrescante. Não sendo um disco propriamente fácil de ouvir para quem não é fã de prog rock, este “Don’t Look Down” vai directamente ao assunto para quem gosta da sonoridade. Não é preciso apresentações nem mais nada, fala directo ao coração, principalmente no tema homónimo de quase vinte minutos que fecha o álbum e que nem parece que se dá conta pelo seu tempo passar.
8.5/10
Fernando Ferreira
Annihilation Rite – “World Below”
2022 – Satanath Records
Trabalho de estreia da one-man band alemã Annihilation Rite que reúne quatro longos temas de doom/death metal que nos retiram toda e qualquer capacidade de encontrar esperança nos próximos tempos. Pelo futuro ser negro mas sobretudo pelo poder de criar desespero que estes quatro temas têm. Apesar do doom ser sufocante, a componente death quando surge acaba por dar a cor necessária ainda que a mesma continue a ser negro bem negro. Essa tendência poderá afastar para quem precisa de um pouco mais de dinâmica mas para todos os amantes da negritudo e da desesperança, está aqui um veículo ideal.
8/10
Fernando Ferreira
Chaoist – “Annul”
2022 – WormHoleDeath
Chaoist chega-nos da Sérvia e traz-nos um black metal melódico e compassado bastante interessante. Esta estreia nos lançamentos dá-se com quatro temas que passam ao lado do que seria expectável por parte de uma one-man band. Produção sóbria, bateria minimamente orgânica e um trabalho de guitarras que vai para além do tremolo picking e nos traz bastante melodia, nomeadamente da guitarra solo. Não é o suficiente para se destacar da multidão mas é um primeiro passo sólido.
6.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!