Review

WOM Reviews – Crippled Black Phoenix / The Erinyes / Ultimate Grace / Stormhammer

Crippled Black Phoenix – “Banefyre”

2022 – Season Of Mist

Regresso dos inconformados Crippled Black Phoenix, que são sempre uma referência na música pesada e alternativa ainda que muitas das vezes não consigam corresponder ao hype. Este regresso dá-se com mais de noventa minutos de música o que desde logo coloca a fasquia num nivel elevado – e nós gostamos sempre de discos desafiantes. “Banefyre” é mais uma viagem única por parte de uma banda que será sempre vista como o bebé de Justin Greaves com alguns músicos (sempre em rotação) a acompanhar. Esta viagem dá-se por diversos pontos e moods, sendo que podemos englobá-lo dentro do rock progressivo, apesar das paisagens post rock, alternativas e até doom que vão sendo coleccionadas. Apesar dessas diferentes passagens, não deixa de ser um álbum sólido e coeso ao qual vamos passando com diferentes estados de admiração e aclamação. “Ghostland” e “Blackout77” são bons exemplos disso mesmo. Longo demais? Talvez, mas extremamente eficaz e um daqueles álbuns que dá gosto dissecar e que esse processo não cansa.

9/10
Fernando Ferreira  


The Erinyes – “The Erinyes”

2022 – Frontiers Music

Da Frontiers mais um novo projecto musical que nos traz três excelentes vocalistas juntas num álbum entusiasmante. The Erinyes junta então a francesa Justine Daaé dos Elyose, a brasileira Mizuho Lin dos Semblant e a italiana Nicoletta Rosellini dos Walks In Darkness e dos Kalidia que se junta para um harmonioso álbum conceptual que vai agradar sem grandes dificuldades quem gosta de metal sinfónico de contornos góticos. Canções bem construídas, cortesia de Aldo Lonobile (dos Secret Sphere e outros projectos e que também produziu o trabalho) que embora não surpreendam por ter braços abertos aos lugares comuns do estilo, também não deixam de ser cativantes. Um bom início de um projecto que demonstra ter pernas para muito mais.

8/10
Fernando Ferreira


Ultimate Grace – “Ultimate Grace”

2022 – Frontiers Music

Novo projecto, mais um, da Frontiers Music, que desta vez pegou no teclista Yuhki, dos Galneryus) e o juntou a Anette Olzon (ex-Nightwish) para um projecto que nos parece uma mistura entre a europop, música de anime e power metal. E se esta descrição não vos parece que seja algo vencedor, deixe-me dizer-vos que soa melhor do que qualquer descrição.  Poderá requerer alguma habituação para quem seja estranho a estes mundos descritos atrás mas é infecciosa a maneira como estes temas nos entram pelos ouvidos dentro. Ainda mais quando os mesmos também trazem bons solos de guitarra. Não vou cair no erro de dizer que será o álbum da vossa vida mas posso dizer que é um dos melhores trabalhos de Anette Olzon, anos nos Nightwish incluídos. Já é dizer qualquer coisa.

8/10
Fernando Ferreira


Stormhammer – “Never Surrender – 30 Years Of Power”

2022 – ROAR! Rock Of Angels

Os Stormhammer surgiram em disco quando o power metal estava bastante apetecido por público e editoras no início do milénio, mas a sua carreira já remonta até à primeira metade da década de noventa. O que temos aqui é um apanhado, muito pequeno de uma carreira interessante dentro do power metal – que curiosamente até se aproxima mais do norte-americano do que aquela fórmula mais alegre típica da Europa – mas que nunca conseguiu sobressair perante todas as outras propostas. É uma boa forma de passar a revista a carreira, ou pelo menos a oportunidade para isso, já que a escolha acaba por não reflectir toda a sua carreira, apesar do que a capa sugere. Ainda assim, é uma compilação que poderá interessar a quem já ouviu falar do nome mas nunca chegou a concretizar.

6.5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.