Review

WOM Reviews – Deliverance / Devin Townsend / Witche’s Brew / About Us

Deliverance – “Neon Chaos In A Junk-Sick Dawn”

2022 – Les Acteurs De L’Ombre Productions

Black metal psicadélico? Não, isso é demasiado fácil no entanto não deixa de ser uma boa descrição. Até mesmo temas mais directos como a abertura “Salvation Needs A Gun” tem ali uns teclados que dão um twist surpreendente ao feeling geral. Todavia, teremos sempre de falar de “Odyssey”, um verdadeiro hino à música que durante quase vinte minutos consegue criar uma atmosfera única, com um ritmo lento (praticamente doom) que nos esmaga enquanto estamos hipnotizados. A perfeição musical extrema reunida num só tema. E daqui para a frente acaba por ser o tema que marca o andamento do álbum – aliás, já “Venereal”, anteriormente, tinha dado o mote – onde a toada compassada assume proporções de eficácia épica. Para isto não é dizer que há falta de dinâmica. “Up-Tight” traz-nos bastante com momentos uptempo a meio assim como a “Neon Chaos”. No final, o devaneio “Fragments Of A Diary From Hell”com 17 minutos que mergulham directamente no experimentalismo mas onde mais uma vez são os ritmos doom a salientarem-se. Fica-se extasiado com esta viagem de mais de uma hora durante a qual não se dá pela passagem do tempo. O que é o mesmo que dizer que uma hora dão lugar a duas e provavelmente a três.

9/10
Fernando Ferreira


Devin Townsend – “Lightwork” 

2022 – InsideOut Music

O mais recente disco de estúdio “Lightwork”, do já icónico Devin Townsend, é mais uma continuação do trabalho desenvolvido desde 2015 com “Sky Blue” e a transcendência atmosférica e orquestral de “Transcendence”, de 2016. Apesar de tudo, “Lightwork” tem uma força própria, quase de reconciliação não tanto de conformismo, com um quê de reparador face a álbuns anteriores. Liricamente, é um álbum rico sem surpreender e, instrumentalmente, satisfaz os fãs sem comprometer o passado discográfico. É um bom álbum com toques de narrativa conceptual e trejeitos progressivos e sossegados num Devin Townsend que ainda tem muito para dar ao público.

8.5/10
João Braga


Witche’s Brew – “Chronicles Of Electric Sorcery”

2022 – Universal Music

Bom impacto que este “Chronicles Of Electric Sorcery” por parte dos italianos Witche’s Brew. Hard rock musculado a lembrar a tradição do final da década de oitenta e início de noventa, onde a proximidade ao heavy metal não era assim tão distante. Base blues, tipicamente norte-americana, mas também com um peso que torna tudo mais interessante. Talvez não seja a sonoridade expectável por parte de uma banda italiana mas o resultado é bem positivo. Para quem gosta de hard rock raçudo daquele que nos faz pensar em cruzar a route 66, está aqui uma boa proposta.

7.5/10
Fernando Ferreira


About Us – “About Us”

2022 – Frontiers Music

Por vezes é muito difícil ser-se surpreendido e a Frontiers, por se inserir (e bem) numa vertente da música pesada é um bom exemplo. Há até uma expectativa em relação ao que se pode ouvir. Esta banda indiana acaba por cumprir na perfeição essas mesmas expectativas mas também traz pequenas surpresas. Se a editora já nos habituou a hard rock FM de grande qualidade, os About Us aparentam cumprir perfeitamente nesse parâmetro. Mas depois acabam por nos trazer um peso que o estilo não é habitual assim como também alguns arranjos e técnica que estariam bem encaixados em algo mais progressivo. Mas o contorno geral é mesmo o hard rock mais melódico, o que tornam ainda mais surpreendentes temas como “Golden Troops” ainda mais pesados. No entanto, fica no ar a confusão em relação à verdadeira identidade da banda com uma amplitude tão grande, o que afecta a apreciação do álbum como um todo. Seja como for, é uma estreia que nos deixa a curiosidade elevada em relação ao seu próximo passo.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.