Review

WOM Reviews – Disaffected / Desolate Shrine / Sacthu / Syntax / Ritual Necromancy / Fossilization

Disaffected – “Vast”

1995 / 2022 – Caverna Abismal / Chaosphere Recordings

Reedição em cassete de um dos clássicos de música extrema portuguesa: “Vast” dos Disaffected”. Este álbum está entre as melhores propostas de death metal técnico e progressivo igualando outros como “Abstract Divinity” dos Thormentor ou até mesmo “Focus” dos Cynic. Aliás, comparando directamente com estes dois trabalhos até consegue ser mais musical – se tal é possível – sem deixar de ser excêntrico nas suas composições e arranjos. O facto de ter os teclados a desempenhar um papel tão predominante também ajuda a distanciá-los da sua concorrência. Embora estivesse um pouco mais à frente do seu tempo, no que diz respeito ao que se fazia em Portugal, este seria um álbum que teria um enorme impacto lá fora se tivesse tido uma distribuição que o fizesse chegar a outros sítios. E ao contrário dos outros dois atrás enunciados, não é um álbum que se sinta como dotado e continua a soar bem hoje em dia, senão ainda melhor.

9/10
Fernando Ferreira


Desolate Shrine – “Fires Of The Dying World”

2022 – Descent

Cinco anos de ausência e o regresso por parte dos finlandeses Desolate Shrine. E não seria esse tempo de ausência que faria com que a banda mudasse alguma coisa na sua fórmula, o que é um sinal positivo. Com aquela característica frieza nórdica, este “Fires Of The Dying World” é uma potente jarda unidimensional que vem mesmo ao encontro de quem precisava de death metal bruto sem qualquer tipo de desculpas e sempre com aquela costela doom metal que faz com que seja ainda mais interessante. De salientar que a banda surge um pouco mais tecnicamente esclarecida e com uma produção que apesar de manter o seu aspectro bruto, não deixa de estar mais límpida, favorecendo a criação de um sentido de atmosfera e ambiência palpável. E que isso joga a seu favor, não interferindo com a sua identidade já formada. No geral, um regresso que acaba por surpreender não só pelo que foi dito atrás mas principalmente pela sua efectividade já quanto mais se houve, melhor nos soa.

8.5/10
Fernando Ferreira


Sacthu / Syntax – “Split EP”

2022 – 7Degrees / Nerve Altar / Grandfather Production

Split de duas bandas desconhecidas para nós é sempre um excelente chamaris. De um lado os Sacthu, do outro os Synthax – os primeiros de Madrid e os segundos dos E.U.A.. O estilo é o grindcore mas em vertentes diferents. Se os Sacthu aposta na abrasividade e no power violence cheio de dinâmica, os Syntax apresentam-nos doses de melodia inesperadas e tiques de algo próximo do mathcore – parece uma misturada à toa mas resulta. Na apreciação final são os madrilenos que nos soa melhores, com uma sonoridade mais bruta e directa, mas os Syntax também se revelaram uma surpresa positiva.

8/10
Fernando Ferreira


Ritual Necromancy / Fossilization – “Split”

2022 – Everlasting Spew

Split entre os Ritual Necromancy e Fossilization. Se os primeiros, norte- americanos, já têm um carreira que remonta o início da década passada, os segundos, brasileiros, têm aqui o segundo lançamento da sua carreira que começou em 2020. As abordagens, todavia são mais próximas do que se poderia supor. Os Ritual Necromancy piscam o olho ao doom metal com uma sonoridade bem cavernosa e algo arrastada mas que consegue criar uma atmosfera densa. Os Fossilization também lhe dão um pouco no doom metal mas carregam mais o pedal no death, tornando o seu som um pouco mais bruto. Ambas as perspectivas têm tanto em comum como são distintas e esse é um dos pontos de atracção deste split, recomendado para quem estava a precisar daquela sonoridade típica das cavernas.

7/10
Fernando Ferreira     


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.