Review

WOM Reviews – Drudkh / Sound Of Smoke / Grymmstalt / Snøgg

Drudkh – “Всі належать ночі (All Belong to the Night)“

2022 – Season Of Mist Underground Activists

Quase a chegar ao final do ano temos o novo álbum dos Drudkh que quebraram o silêncio editorial da melhor forma. E por isso queremos dizer que em relação aos últimos trabalho não encontramos grandes diferenças a não ser talvez na inspiração. Algo que a invasão russa definitivamente terá desempenhado um papel. Musicalmente este é um álbum onde a melancolia parece conhecer novos níveis de efectividade embora a mesma surja com uma produção crua sobretudo na forma como a bateria é apresentada. Quatro longos temas de black metal épico que conseguirá entusiasmar qualquer fã, mesmo aqueles que poderiam estar um pouco cansados ou desiludidos da abordagem da banda nos últimos tempos. O último tema “Till We Become The Haze” é tão épico que só este vale a obrigatoriedade do álbum todo.

9/10
Fernando Ferreira


Sound Of Smoke – “Tales”

2022 – Tonzonen

Quando se pensa em rock psicadélico, pensamos sempre em excessos. Em intermináveis e insondáveis trips musicais que nos colocam (ou fazem tudo por isso) para nos colocar num outro estado de consciência. Os Sound Of Smoke são suaves. E versáteis. Juntam bastante rock ao psicadélico e gostam da doce sensação de deixar ir como que a boiar no rio, ao sabor da corrente sem ter a mínima preocupação. Até poderá ser algo que soe desfasado do nosso top de música psicadélica, mas contém todos os elementos que gostamos num disco do género e ainda nos consegue surpreender.

8.5/10
Fernando Ferreira


Grymmstalt – “Anthems Of Mournful Despondency”

2022 – Signal Rex

Black metla lo-fi, sempre um desafio. Desafio por vezes apreciar, desafio explicar a quem não aprecia o porquê de apreciar. Pessoalmente, aquilo sempre procurei (e encontrei) neste subgénero, é o ambiente. Como aquele que se procura em música ambient, psicadélica, doom ou industrial. A capacidade de abstracção ainda que a música em si seja minimalista. Com isto, quer-se dizer que “Anthems Of Mournful Despondency” é tudo isto, é a música reduzida a um conceito onde a sonoridade e valores de produção são absolutamente secundários mas nem por isso não desempenham um papel importante naquilo que se tem como resultado final. Não é fácil de explicar e provavelmente até nem vale a pena porque não são as palavras que vão convencer quem quer que seja, é a música, mais ou menos crua, que continua a ter o papel primordial.

7.5/10
Fernando Ferreira


Snøgg – “Meltdown”

2022 – Terraformer Research Facilities

Nunca um título esteve tão correcto. Esta é a verdadeira “meltdown” musical. Se temos por hábito tentar ser o mais positivos possível no que a avaliar a música diz respeito (e sim, nem sempre somos bem sucedidos), aqui torna-se completamente impossível, até porque não nada de positivo. Este projecto vem com o rótulo de black metal experimental e apesar de serem duas coisas que gostamos, são duas coisas que não encontramos aqui. A não ser que fundir várias pistas de áudio não relacionadas umas por cima das outras, com vocalizações distorcidas se possa assumir como algo experimental. Não há experiência, há um método. Um método que não traz resultados positivos a não ser se o objectivo seja a dor de cabeça.

1/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.