fbpx

WOM Reviews – Equilibrium / Diablo Swing Orchestra / Summoner’s Circle / Spectral Darkwave

WOM Reviews - Equilibrium / Diablo Swing Orchestra / Summoner’s Circle / Spectral Darkwave

Equilibrium – “Sagas”

2008/2021 – Nuclear Blast

Reedição de um dos grandes álbuns de folk metal. Com a tiragem original em vinil a já estar esgotada há muito tempo, chega a altura de repor stock (com duas edições limitadas e bem atractivas ao olho) e de aproveitar a corrente maré de entusiasmo pelo formato enquanto a mesma dura – depois da pandemia é fácil colocar em perspectiva o que realmente dura hoje em dia, ou como essas nossas concepções podem ser esmagadas facilmente. De qualquer forma “Sagas” é um álbum que merece o destaque e o interesse por parte do mercado. É um álbum ambicioso, não só pela duração mas sobretudo pelo conteúdo. Um trabalho ousado para ser o segundo e também um álbum que os fez um dos grandes do folk metal. Posição totalmente merecida.

8.5/10
Fernando Ferreira

Diablo Swing Orchestra – “Swagger & Stroll Down The Rabbit Hole”

2021 – Candlelight

Regresso da banda mais janada de sempre. Não será propriamente merecedora do título mas definitivamente da banda mais extravagante e que nos consegue colocar a dançar – na nossa mente, porque isto de metaleiro a dançar é coisa herética que não deve ser sequer mencionada em voz alta. Apesar da sua extravagância, a banda já não surpreende mas isso não é mau, desde que continuemos a ter grandes malhas cheia de ambientes cinematográficos (vamos lá a admitir, onde é que nós vemos e ouvimos tangos se não for nos filmes? Não que a excepção não possa, e deva, acontecer mas a grande maioria tem essa ligação com os filmes e/ou televisão). E grandes malhas é o que temos, assim como também uma grande amplitude de géneros que continua a funcionar muito bem juntos. Continuamos a ter um álbum longo (uma hora de música) que é uma viagem autêntica pelo amor à música e pela emoção que ela provoca. E só não tem um impacto maior porque a produção surge como uma camada artificial que lhe retira impacto. Caso ela tivesse ficado com um teor mais orgânico (principalmente na bateria) e esta seria uma obra de arte.

8.5/10
Fernando Ferreira

Summoner’s Circle – “Chaos Vector”

2021 – Blood Blast Distribution

Banda relativamente recente que em pouco tempo já vai no seu terceiro álbum. Os Summoner’s Circle também não têm um som particularmente fácil de definir. Não por ser complicado mas por funcionar como um caldeirão de influências e estilos diferentes. Do black, death e doom metal à cabeça, por se imbuir por uma aura própria de todas as facetas melódicos dos estilos atrás mencionados quando misturados pelo gótico. O apelo não é imediato, mas é garantidamente eficaz para quem tem algum tipo de apreço por tudo referido atrás, ainda que possa demorar a surta efeito. “The Beyond”, o tema final demonstra bem isto.

8/10
Fernando Ferreira

Spectral Darkwave – “At Outer Dark”

2021 – Occidental Records

O rótulo dark metal é daqueles que soa bem no papel mas depois na prática não significa nada. E se classificarmos os Spectral Darkwave como dark metal é o mesmo que dizer que basta juntar um pouco de doom, da aura do black metal melódico e do seu  peso, agitar e servir conforme o gosto que se tenha. Esta refeição está muito bem confeccionada, com alguns momentos mesmo acima da média – aquelas melodias da “The Founding Of Man” são excelentes – mesmo que não consiga tornar-se memorável. Sabemos que nos soube bem mas é uma sensação que será esmagada com o passar do tempo. Esse sentido de efemeridade não é algo que se sente ao ouvir o trabalho mas que se instala quando pensamos nele mais tarde. A luta interna é interessante e um indicador que no fundo é um disco acima da média. Assim é. Longe da indiferença e mediania que muitas vezes se encontra por aí.

7.5/10
Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.