WOM Reviews – Human Hate / Olympyus / Hangover/Necropsia / Dark Millenium / Funebria / Malice Garden / Cyclops Cataract / Pantheon

WOM Reviews - Human Hate / Olympyus / Hangover/Necropsia / Dark Millenium / Funebria / Malice Garden / Cyclops Cataract / Pantheon

Human Hate – “Human Hate”

2017 – Edição de Autor

Cheirinho da brutalidade açoriana. Brutalidade de alto nível por parte do duo Human Hate. Num só disco temos para além do EP auto-intitulado de 2017, o EP de 2013 – “Chapter 13 – We Came For Blood”. Sonoridade forte e poderosa dentro do death metal moderno que consegue cativar facilmente. Bons riffs, bom groove e um peso metálico bem considerável, sem esquecer melodia. Muitas e boas indicações deixadas desde logo pelos quatro temas. Já “Chapter 13 – We Came For Blood” podemos dizer que não diverge muito, com uma produção muito musculada – muito bom o som de bateria e das guitarras. Sem dúvida que queremos ver/ouvir esta banda novamente.

9/10
Fernando Ferreira

Olympus – “Gods”

2020 – Edição De Autor

Impressionante banda que surge praticamente de nenhures e com um álbum de estreia bombástico. Majestoso e pesadão, “Gods” junta o poder devastador do death metal assim como a aura negra (e alguns arranjos orquestrais próprios da vertente mais sinfónica) do black metal. Composto por músicos experientes, os Olympus parecem ter como tema – e como parece ser bastante óbvio pelos títulos das músicas – os deuses mitológicos gregos, dedicando a cada um dos deuses uma faixa num total de doze temas. O resultado é um álbum bastante sólido e impressionante, pela conjugação do conceito com a música e os estilos que consegue convergir. Sabendo que será complicado seguir com o mesmo conceito para um segundo álbum, fica a curiosidade de como o mesmo será conceptualmente e se conseguirão atingir os resultados esmagadores aqui.

9/10
Fernando Ferreira

Hangover/Necropsia – “ Azorean Heavy Metal #5 – Demo Tape 1997 / Voracious Cannibalism”

2021 – Mars Productions

Quinto volume dos tesourinhos dos Açores, iniciativa que temos apoiado desde o primeiro dia. Nesta quinta cassete temos os Hangover que se orientam mais por um thrash metal cru e os Necropsia que reclamam a si o título de banda mais pesada do arquipélago dos Açores. A demo tape dos Hangover revela entusiasmo e um som embrionário interessante mas que urgia ainda desenvolver. Já os Necropsia e apesar da qualidade sonora precária justificam por completo o título, com uma abordagem a fazer lembrar o death/grind de bandas como Cannibal Corpse. Mais um pedaço de história da nossa música que vale a pena adquirir e guardar.

Fernando Ferreira

Dark Millenium – “The Apocryphal Wisdom”

2021 – Massacre

Qual a melhor forma de comemorar um aniversário épico de trinta anos? Com a regravação de um tema de treze minutos que por acaso até é o tema-título da primeira demo da banda. Não só evidencia que a banda continua em alta, como também continua capaz de ir às suas origens sem que se sinta como algo forçado ou desejustado. Mesmo que para isso tenha existido um intervalo de mais de vinte anos pelo meio, os Dark Millenium demonstram estar com um espírito jovial que nos faz antecipar pelo próximo álbum de originais. “The Apocryphal Wisdom” é a merecida comemoração para os fãs e para a banda.

8/10
Fernando Ferreiras

Funebria – “Death Of The Last Sun”

2021 – Dark Terror Temple/Satanath

De seis em seis anos é ano bissexto. De seis em seis anos, os venezuelanos Funebria actualmente a residir na Colômbia editam um álbum. Este é já o terceiro e demonstra um cimentar da identidade da banda onde trazem a brutalidade do death metal em conjunto com o espírito blasfemo que é preciso ter para justificar o rótulo “death/black”. Não só o espírito blasfemo como uns arranjos melódicos aqui e ali (muito suaves) que demonstram apetecem do que ir para além do óbvio. São nuances que podem passar despercebidas para quem à cabeça não gosta do género mas para quem o aprecia e encontra com frequência barreiras na forma de lugares comuns, é uma boa surpresa. Não os evita mas usa-os a seu proveito. E a nosso proveito.

8/10
Fernando Ferreira

Malice Garden – “Denying Creation”

2021 – Edição de Autor

EP dos veteranos brasileiros Malice Garden, que trazem um entusiasmante death metal poderoso, variado e também melódico – sobretudo ao nível dos arranjos das guitarras. O tema-título é representação perfeita disso mesmo e também aquele que destaco como mais bem conseguido. Aliás, o tema está tão bom que não são necessárias mais provas em relação ao valor da banda. Vontade de ouvir mais deles.

7.5/10 
Fernando Ferreira

Cyclops Cataract – “The Bestiary”

2021 – Planet K

“The Bestiary” é um título que vive à altura do que podemos encontrar aqui, na estreia dos escoceses: é efectivamente uma besta que habita nestes onze temas que perfazem quase uma hora de duração. Uma negritude que vai para além do esperado peso e guturais. É no intricado enredo de guitarras e melodias por vezes dissonantes assim com alguns arranjos pouco habituais que temos aquele maior impacto, o primeiro que fica. Claro que poderão deduzir que esses também são os motivos pelo qual este é um trabalho que exige estudo e interiorização aplicadas. Mesmo assim não será garantida a sua interiorização. Se por um lado houver o desejo por algo mais fora e estranho dentro da música estranha, estarão certamente uma casa à vossa disposição por cinquenta e oito minutos e pouco.

7/10
Fernando Ferreira

Pantheon – “Age Of Wolves”

2020/2021 – Necrotic

Originalmente lançado no ano passado, “Age Of Wolves”, o álbum de estreia dos Pantheon, é agora reapresentado em vinil. O som da banda é deliciosamente old school, indo buscar na base do thrash metal o equilíbrio entre o black e o death metal – equilíbrio esse que acaba sempre por pender para o o segundo género.  Conjunto de canções onde se sente que a banda está a tentar encontrar a sua identidade, mas que no processo deixam-nos boas malhas de metal extremo. Esta versão em vinil traz dois temas bónus, sendo que um deles é uma arrojada cover dos Black Sabbath do tema “Hand Of Doom”.

7/10
Fernando Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.