WOM Reviews – Legado De Una Tragedia / Desolate Realm / Nemesis Inferi / Baltavar
Legado De Una Tragedia – “Aquelarre De Sombras”
2023 – Art Gates
Foi-nos dito no comunicado de imprensa que Legado De Una Tragedia é a mais importante opera rock de todos os tempos e não duvidamos – até porque não temos conhecimento de mais alguma. No entanto, não é preciso muito de ouvir deste “Aquelarre De Sombras” para ficarmos convencidos disso mesmo. Um trabalho grandioso e que nos faz ter aquela questão existencial “como é que não ouvi falar disto antes?” Bem, se calhar já ouvi, mas não houve o clique que foi dado aqui com este conjunto vencedor de temas que é ambicioso e demonstra talento suficiente para compensar essa ambição. Um álbum grandioso de metal sinfónico que é sem dúvida um dos grandes lançamentos de 2023 dentro do género.
9/10
Fernando Ferreira
Desolate Realm – “Legions”
2023 – Edição de Autor
Segundo álbum de originais para os finlandeses Desolate Realm. Quem não apanhou o álbum de estreia homónimo em 2021, fique a saber que estamos perante um Doom Metal épico, tal como manda a tradição Candlemass e DoomSword, ou seja, com uma forte costela Heavy metal que resulta numa mistura que os fãs de sonoridades mais tradicionais não podem ficar indiferentes. “Legions” é composto por um conjunto de canções dinâmicas que não escondendo a paixão pelos tempos mais compassados não deixa de soar diversa, mas sobretudo soa clássico como tudo. Com aquela classe que abunda pela terra dos mil lagos, aquilo que temos é poderoso, bem produzido, mas sem deixar de ser orgânico, como todos os álbuns de Heavy Metal devem ser.
8/10
Fernando Ferreira
Nemesis Inferi – “The Mowing Devil”
2023 – WormHoleDeath
Gostamos de mutações sonoras nas bandas. Primeiro há sempre espaço para sermos surpreendidos para melhor, depois sabemos bem o desafio que representa para um músico – assim como qualquer artista – o querer apresentar algo novo, o sentir-se pressionado para não estar sempre a fazer o mesmo. Assim como também sabemos o quão ingrato poderá ser quando depois o resultado disso são acusações de se venderem – mesmo que as mesmas possam ou não ter ecos de verdade mesmo que a nível inconsciente. Isto tudo para dizer que os Nemesis Inferi são uma banda que começaram no metal extremo e foram apresentando mudanças de som que os levaram a um som mais acessível. Agora voltam a pegar em mais peso – como invariavelmente acontece quando as bandas seguem nessa direcção – mas isso também não signifiquem que voltem atrás. “The Mowing Devil” apresenta-se mais próximo do Metalcore, soando até clássico nesse aspecto, lembrando algumas das propostas que começavam a surgir décadas atrás. Provavelmente é algo que ainda não vai chamar de volta os seus fãs mais antigos, mas para quem gosta de uma abordagem mais moderna, apesar de algumas vezes previsíveis, estas músicas têm o seu valor.
7/10
Fernando Ferreira
Baltavar – “Dark Science”
2023 – WormHoleDeath
Da Bulgária temos os Baltavar que nos trazem uma proposta muito personalizada de thrash metal. Tão personalizada que nem sei se será adequado considerá-los como tal embora possamos considerar paralelos com bandas como Voivoid. Tal como a mítica banda canadiana, o seu som também parece um pouco difícil de interiorizar, não sendo de todo comparável, todavia o nível de complexidade. “Dark Science” não vai agradar definitivamente quem procura por thrash metal puro e duro. Para quem procura por algo que o desafie, a começar logo pela categorização sonora, será definitivamente o álbum a escolher.
6/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!