WOM Reviews – Lords Of Black / Wolftooth / Between Worlds feat Ronny Munroe / Firewing
WOM Reviews – Lords Of Black / Wolftooth / Between Worlds feat Ronny Munroe / Firewing
Lords Of Black – “Alchemy Of Souls Pt II”
2021 – Frontiers Music
A banda espanhola regressa com um novo álbum, numa continuação temática da história iniciada no álbum anterior. Não sendo certamente um álbum conceitual, a segunda parte continua com uma temática pesada em suas canções, que falam de morte, escuridão e afins.
O inevitável vocalista Ronnie Romero, é daqueles que é como algodão, não engana, onde surge a sua voz há com toda a certeza qualidade. Poderoso e dinâmico no seu desempenho, Ronnie vê juntar a estes adjetivos as habilidades e capacidade criativa de Tony Hernando, guitarrista e mentor dos LOB. Por aqui vamos ouvindo um desfile grandioso de momentos de metal e arrisco mesmo a dizer cheios de maturidade, abrindo à banda definitivamente as portas da cena e deixando-a numa posição de referência. Pesado, sombrio acredito que este Parte II não terá nenhuma dificuldade cm conquistar o coração dos fans e até de atrair novos.
10/10
Miguel Correia
Wolftooth – “Blood & Iron”
2021 – Napalm
Wolftooth está com o gás todo. Depois do segundo álbum lançado em 2020, voltaram na reta final de 2021 com o seu terceiro álbum que não deixa margem para enganos em relação à sua identidade, que de qualquer forma por esta altura já não deviam existir. Aquele heavy metal proto-doom que é tão clássico e tradicional que até olhamos para o calendário só para confirmar a data em que estamos. Abrir o álbum com um épico como “Ahab” é não se sentir à vontade com isso como um sinal de confiança que esssa mesma identidade é mesmo aquilo e que se procura. É a perfeição heavy metal sem propriamente estar demasiado preso ao que o heavy metal supostamente representa em 2021/2022. E isso, apesar de não ser nada de novo, continua a ser refrescante, principalmente com este teor épico que bandas como Manilla Road faziamd e forma quase perfeita.
9/10
Fernando Ferreira
Between Worlds feat Ronny Munroe – “Between Worlds”
2021 – Frontiers Music
Between Worlds, é mais um novo projeto da Frontiers Music, e que nos apresenta novamente o veterano vocalista Ronny Munroe, conhecido pelo seu antigo trabalho com os Metal Church e Presto Ballet. Munroe tem trabalhado com a Orquestra Transiberiana e os One Machine e para além de tudo isso lançou alguns álbuns solo e tem trabalhado na sua estreia com os Peacemaker. Enquanto isso, Munroe uniu esforços com o compositor e produtor Alessandro Del Vecchio, para dar vida ao projeto Between Worlds, que conta com a participação dos guitarristas Jack Frost, Joel Hoekstra e Chris Caffery. Este novo projeto é essencialmente, de sonoridade heavy/power metal melódico clássico, a praia de Munroe, onde nos é dado a ouvir todo o seu talento, num desempenho de alto nível, cheio de emoção e paixão. É um disco interessante e mais uma aposta ganha da editora italiana, a juntar a tantas outras.
8/10
Miguel Correia
Firewing – “Resurrection”
2021 – Massacre
Capa de belo efeito esta que a estreia deste projecto Firewing apresenta. Projecto internacional que junta músicos norte-americanos com sul-americanos, mais concretamente dos Estados Unidos e Brasil. Curiosamente, o teor é bastante europeu, a lembrar o fulgor que o power metal tinha no início do milénio. Angra é um dos nomes que surge em mente, até pela forma de cantar de Airton Araujo. “Resurrection” é um daqueles álbuns déjà vú mas que esse déjà vú não tem que ser necessariamente negativo. Imediatamente sabemos que estilo tocam e imediamente cria uma identificação que será perfeita para quem gosta de power metal. O elemento sinfónico está sempre presente mas não tem a mesma força, no meu entender, das guitarras que são o grande ponto de interesse. É um bom iniciar de carreira e que mostra haver espaço para nos surpreender no futuro. Por agora ficam as boas indicações.
7/10
Fernando Ferreira