Review

WOM Reviews – Megalith Levitation / Pressure Points / Lotus Thrones / The Way Of Purity

Megalith Levitation – “Obscure Fire”

2023 – Aesthetic Death

Terceiro álbum dos russos Megalith Levitation, um terceiro álbum que confirma aquilo que já sabíamos, esta é a banda indicada para fazer meditação transcendental apoiada em riffs lentos e cheios de distorção, com melodias que soam etéreas como se viessem do interior. Interior onde ressoa o transe hipnótico do qual se perde a noção de tempo e até espaço – se o impacto for mesmo grande. Mais do que termos mais cinco temas novos, temos toda uma nova experiência para sairmos do corpo e nos perdermos no cosmo. Dentro do Doom com laivos de Stoner Psicadélico, é difícil encontrar algo tão bom como o feeling cru e visceral que temos aqui em “Obscure Fire”.

9/10
Fernando Ferreira


Pressure Points – “The Island”

2023 – Art Gates

Os Pressure Points são o argumento perfeito para mostrar que é preciso tempo para a música respirar. É preciso deixar cair as defesas. Defesas essas que na primeira audição estavam bem erguidas. “Our Constellation”, o tema de abertura, é um tema suave, quase a passar despercebido, agradável e melódico, sobretudo guiado pela voz de Juha Trejakov. Quando começa a surgir o gutural de Kari Olli, há uma quebra de harmonia, algo que parece não bater certo. Uma sensação que se vai percebendo conforme vamos avançando por este álbum ambicioso que evidencia uma enorme classe assim como paixão e devoção aos mestres do som progressivo. Oito anos depois, a banda finlandesa regressa renovada e com um álbum que coloca a fasquia muito alta para o futuro. Um álbum que vai exigir mais do que uma descuidada audição, mas tendo em conta que estamos a falar de metal progressivo, o seu público vai absorvê-lo da melhor forma.

8.5/10
Fernando Ferreira


Lotus Thrones – “The Heretic Souvenir”

2023 – Seeing Red

Projecto do baterista Heath Rave que passou por bandas como Across Tundras e Wolvhammer (e que também canta em Altars Of The Moon) onde dá vazão a toda a sua faceta experimental com o Post Punk a surgir de mão dada com elementos electrónicos e até um certo feeling de Jazz Noir, que seria perfeito para surgir numa banda sonora de um filme qualquer por parte de David Lynch. Aliás, se formos a ver, todo o disco tem essa capacidade. Um disco que soa intemporal e que consegue causar aquele desconforto que o género transmite – e que quem gosta dele procura exactamente por essa sensação. Apesar da voz de Rave poder trazer a sensação de estarmos perante algo datado, o resultado é um disco que soa intemporal. É pesado, é feio e desconfortável sendo que são essas as sensações que fazem com que se torne memorável. Uma interessante estreia nos álbuns que esperemos que traga outros lançamentos futuros.

8/10
Fernando Ferreira


The Way Of Purity – “The Order Of The Deep Roots”

2023 – WormHoleDeath

The Way Of Purity é uma banda que eleva o conceito de espalhar a palavra a um novo nível completamente novo. O seu conceito tem por base tanto oferecer caminhos alternativos para aqueles que a sociedade moderna usa como também apontar o dedo aos crimes da humanidade contra o mundo natural. Não se percebe até que ponto este conceito sai do papel, mas não deixa de oferecer alguma matéria para pensamento. Musicalmente a banda entra a abordagem mais moderna do rock/metal apoiando-se em grande parte numa atmosfera gótica onde os arranjos electrónicos se juntam da melhor forma. Apesar de algo inconstante, para os fãs do metal/rock mais gótico, está aqui uma interessante proposta.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.