Review

WOM Reviews – Moonlight Haze / Vanir / Oscenrad / Starforger

Moonlight Haze – “Animus”

2022 – Scarlet

Os power metalers sinfónicos melódicos italianos Moonlight Haze regressam com o seu terceiro álbum de estúdio, “Animus”, pela mão da Scarlet Records. “Este disco representa um grande passo à frente para as composições e o som de Moonlight Haze. Isso deixou cada um de nós animado desde as primeiras melodias e linhas que haviam sido escritas. É um trabalho introspectivo, mas ao mesmo tempo olha para o mundo exterior, disposto a trazer uma mensagem brilhante de vitalidade e renascimento. Daí o título “Animus”, uma palavra latina que tem diferentes significados: força vital, consciência, alma, mente e coragem também.”

“Animus” possui a performance impressionante da vocalista Chiara Tricarico, que surge como a cereja no topo do bolo, por entre composições melodiosas e poderosas, com todos os ingredientes necessários à afirmação não só da banda como do próprio disco.

10/10
Miguel Correia


Vanir – “Sagas”

2022 – Mighty Music

“Das sagas de outrora, aos salões de Valhalla, dos campos de batalha dinamarqueses e germânicos com suas batalhas sangrentas e guerreiros ferozes, os guerreiros dinamarqueses Vanir estão de volta e montaram, sem compromisso, um novo álbum épico, com um fascínio por nossas origens comuns, e o sangue derramado ao longo da história.”

Entenderam o que vos espera? Pois bem, os dinamarqueses Vanir são uma das bandas de death metal melódico viking mais conhecidas e proeminentes da Dinamarca. O grupo, desde o início, lançou cinco álbuns completos muito bem recebidos pelos média e pelos ávidos adeptos do género. A coisa agora ficou mais apetecível, certo?

Vamos continuar, “Sagas” é o sexto trabalho da banda e trata-se uma proposta excelente, com muita qualidade que tem como tema a exploração da mitologia nórdica e por aqui surge um tema dedicado a um dos escritores de fantasia mais importantes da história, J.R.R. Tolkien, que é “Battle of Middle-Earth”. Não, não é mais um, é simplesmente um trabalho que tem todas as condições para ser o melhor de 2022 dentro do género, onde podemos ouvir passagens melodiosas e épicas debitadas por vezes ferozmente de forma sólida.

10/10
Miguel Correia


Oscenrad – “Beyond The Fells”

2021 – Edição de Autor

Devo dizer que o impacto inicial com o álbum de estreia desta one-man band britânica não foi spectacular. É daqueles álbuns que coloquei a ouvir e demorou a fazer efeito. Culpa também daquilo que se pensa quando se fala em folk metal, ainda que misturado com death e black comom é o caso aqui (mais death que black). Faixas longas e sem grandes gimmicks, a coisa demorou a bater. Mas bateu. Bateu sobrtudo pelo factor épico. Pensem em Bathory a entrar numa fase Viking e a manter algum do rigor do metal extremo. Sem grandes ganchos que nos agarrem rapidamente, o segredo está em deixar-nos levar pela corrente sem esperar uma gratificação imediata. E no final, após quase uma hora de música, não deixamos de ficar presos. Não tão folk mas igualmente prazeiroso para quem lhe estiver disposto a dar uma hipótese.

8.5/10
Fernando Ferreira


Starforger – “Wreath Of Forest”

2021 – Cult Of Parthenope

Mais uma banda que chegou ao primeiro álbum em 2021. Um álbum ideal para esta época do ano, pelo menos a avaliar pela capa. Já a música é perfeita para qualquer altura do ano. Estamos perante um death metal melódico e sinfónico bem dinâmico e que nos mantém presos desde o primeiro instantes. Podemos dizer que é um metal sinfónico à antiga, onde não temos propriamente samples de orquestra mas sim arranjos de teclados que criam essa atmosfera sinfónica bem especial. O facto de ser vintage nesse sentido também faz com que a familiaridade seja imediata. Starforger é um nome que chega de rompante mas que demonstra ter ainda muito espaço para crescer e evoluir.

8/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.