Review

WOM Reviews – Moonshade / Dragonbreed / Remornia / Deep Sun

Moonshade – “As We Set The Skies Ablaze”

2022 – Art Gates 

As expectativas eram grandes para este álbum. E quando assim é, o risco de nos desiludirmos é enorme. No caso de “As We Set The Skies Ablaze” julgo poder dizer com toda a confiança de que essas expectativas foram completamente trucidadas pelo fabuloso conjunto de canções que aqui temos. Não é que apresente algo que não estivessemos à espera, em termos estilísticos pelo menos. É mesmo a forma como estes temas conseguem ter um alcance que não julgaríamos ser possível para algo dentro do death metal melódico. Conseguir dar um passo em frente sem ser propriamente algo que renegue as suas raízes e identidade de base. Um passo em frente que significa também um álbum cheio de grandes temas onde o único defeito é sentir que acaba cedo demais. É a distorção natural que acontece em tudo o que é bom, o que é um excelente sinal.

9/10
Fernando Ferreira


Dragonbreed – “Necrohedon”

2022 – MDD Records

“Necrohedon” é um álbum que surge do esforço conjunto de Graveworm e de Suidakra, duas bandas de death metal melódico (ambas já com os seus quase 30 anos de experiência) que devido a laços de amizade decidiram levar a cabo o projeto intitulado de Dragonbreed. Como seria de esperar, o álbum caracteriza-se pelo death metal melódico e descarrega-o com particular intensidade ao longo das suas oito faixas. Felizmente, o uso de táticas para quebrar a fadiga que por vezes se abate neste estilo de metal é recorrente e normalmente traduz-se ou em passagens mais suaves com recurso a guitarra acústica ou então recorrendo a alteração de “pesos” em cada instrumento (como por exemplo o aumento do protagonismo do baixo). No seu todo, Necrohedon é um bom álbum que parece tentar criar um som específico e não simplesmente recriar aquelas que já são as bases mais que conhecidas do death metal melódico. Contudo, e é só isto que vejo como mais negativo neste álbum, creio que Necrohedon é um trabalho que ainda se deixa apoiar demasiado nas tendências do género, porque, na primeira parte do álbum, é apresentado um som de demasiada familiaridade e que por melhor que seja (e não se nega que o som de Necrohedon é um de qualidade), continua a causar a sensação de flashback.

8/10
Matias Melim


Remornia – “Tales of the Abandoned Places”

2022 – Northern Silence Productions

Remornia, um projeto oneman band russo, estreia-se com o seu álbum de black metal atmosférico “Tales of the Abandones Places”. Este é um trabalho que aborda o black metal de forma pouco convencional nomeadamente no que diz respeito à introdução de elementos mais suaves (quase melancólicos) e à sua interação com os tons mais típicos do género. Este aspeto é um que pode ser verificado na passagem de faixa para faixa desde o início do álbum, mas também no constraste apresentado em cada faixa, individualmente. Com todo esse contraste sonoro, Tales of the Abandoned Places é claramente um trabalho único e original que tem muita carta a dar, mesmo que a sua audiência possa ser mais limitada devido ao nicho musical que representa. Pelo meu lado, creio ser um álbum de qualidade, tanto objetivamente como subjetivamente, mesmo que não seja  no género em que me sinta mais confortável.

7.5/10
Matias Melim


Deep Sun – “Dreamland – Behind The Shades”

2022 – Massacre

Terceiro álbum dos suiços Deep Sun que trazem consigo a habitual pompa e circunstância do metal sinfónico. E vamos ser sinceros, por esta altura já não existem grandes surpresas a revelar e também ninguém as espera. Quer os fãs da banda (que apesar dos poucos álbuns já existe desde 2005) quer quem siga minimamente o mundo do metal sinfónico. A voz de Debora Lavagnolo continua no ponto mas é pena é que os veículos para ela (ou seja, as canções) não sejam assim tão memoráveis, ou sequer desprovidas de lugares comuns. Enquanto cumpre os requisitos necessários para agradar o fã comum de metal sinfónico, falha em conseguir apresentar algo que os distinga do resto da competição. Ou sequer os faça salientar.

6/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.