Review

WOM Reviews – Morkera / Stratuz / Moonspell / Soraia

Morkera – “Entangled Excavations”

2022 – Edição de Autor

Álbum de estreia destes croatas que têm um impacto tão forte como a capa deste trabalho. Temos um black/death metal de intensidade extrema que não só lhe juntam violência sonora como também trazem um ambiente propício a este tipo de coisa, um ambiente que chama mais pela faceta black metal do que pela death. Apesar do cariz unidimensional deste álbum, não deixa de ter pontos de dinâmica muito interessantes – como a instrumental “Indigens Formed In Tombs”. Uma estreia entusiasmente e que nos deixa com o seu nome anotado mentalmente para os podermos seguir. Uma bomba da Croácia, obrigatória de conferir.

9/10
Fernando Ferreira


Stratuz – “Osculum Pacis”

2022 – Sliptrick

Vinte e dois anos depois… parece até ficção começarmos uma review assim certo? Os venezuelanos Stratuz regressaram em 2019 mas apenas agora em 2022 é que esse regresso se materializa, com um trabalho que até é uma continuação lógica daquilo que fizeram em “Spirit Seduction”, no ano 2000, mas que também eleva a fasquia em muito. A base death metal continua cá assim como o gutural poderoso de Franklin Berroterán e as dicas melódicas e sinfónicas foram ampliadas e muito mais omnipresentes. O que neste caso específico resulta muito bem, tornando este álbum como uma perfeita banda sonora para um filme qualquer de fantasia a roçar de terror. A violência e a atmosfera estão muito bem estabelecidas e no final não há como não ficar impressionando com esta banda que parece que surge do nenhures e que, não desfazendo a qualidade dos seus trabalhos anteriores, tem aqui o seu primeiro grande álbum.

9/10
Fernando Ferreira


Moonspell – “From Down Below – Live 80 Meters Deep”

2022 – Napalm

Os Moonspell regressam com um álbum ao vivo de um dos seus discos mais distintos – o que demonstra logo à partida a confiança da banda no material, algo que o tempo acabará por concordar também, que há motivo para essa confiança. Como já disse algumas vezes, não sou particularmente fã de álbuns tocados na íntegra ao vivo, quer clássicos, quer recém lançados e menos fã sou de se ter essa mesma actuação registada ao vivo. No entanto, e falando contra mim, tenho diversos exemplos onde não só existem experiências positivas, como também apreciados por mim. Antes de continuar, tenho só que referir que para a análise deste lançamento tenho unicamente o suporte auditivo, portanto não posso falar do DVD/Blu Ray nem de como, suspeito, o lançamento em si ganha mais impacto e legitimidade por ter sido gravado nas Grutas de Mira D’Aire. Os mesmos temas são apresentados na mesma ordem, excepção feita para a instrumental “City Quitter” que aqui é substituída pela “The Great Leap Forward”, tema disponível apenas na edição especial de “Hermitage” e no EP “Before The Lights Go Out”. É um lançamento obrigatório para os fãs da banda e sobretudo fãs de Hermitage, que é natual que o queiram adquirir.

8/10
Fernando Ferreira


Soraia – “Bloom”

2022 – Wicked Cool

Rockão fantástico por parte de uma banda que desconhecíamos. Temos um rock (e por vezes hard rock) personalizado mas que soa clássico da melhor maneira. Primeiro a voz ZouZou Mansour que tem garra e dá um toque de rebeldia a temas como “She’s Already Dead” e “Strutter”. Simplicidade é a palavra de ordem e é a melhor solução, algo que é claro como água quando temos trabalhos como este que falam à nossa alma rocker. “Bloom” poderá ser o disco perfeito para o rock underground porque reconhecemos que não tem argumentos para chegar às massas – até porque as massas estão programadas para passar ao lado da boa música – mas que vai ser recebido de braços abertos para quem tem o rock a correr nas veias. O bom e o velho rock.

8/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.