Review

WOM Reviews – Mother Iron Horse / Goatfather / Our Common Sense / Hellpie

WOM Reviews – Mother Iron Horse / Goatfather / Our Common Sense / Hellpie

Mother Iron Horse – “Under The Blood Moon”

2021 – Ripple Music

Rock yeaaah! Grande feeling rockeiro que nos chega através deste “Under The Blood Moon”, o segundo álbum de originais dos norte-americanos Mother Iron Horse. Até o nome da banda nos indica que há por aqui altíssimo nível na arte de destilar stoner. Este é um álbum que poderá agradar a todos os que ficaram particularmente desiludidos (como foi o caso deste escriba) com o último trabalho dos Red Fang. Não que seja dentro da mesma linha ou algo que se esperasse por parte deles, mas por ter uma garra e uma urgência que falta aos outros. Mas deixemo-nos deste jogo de comparações que não é propriamente elucidativo. Este é um álbum que fala e vale por si próprio, e os Mother Iron Horse têm tudo para se tornar a próxima sensação da cena underground stoner/sludge norte-americana.

9/10
Fernando Ferreira

Goatfather – “Monster Truck”

2021 – Argonauta

Segundo álbum dos franceses Goatfather e um miminho para todos os fãs de stoner rock. O fuzz, os riffs hipnóticos e pachorrentos e aquele groove contagiante ao qual não se consegue dizer não, está tudo aqui. E depressa chegamos a essa conclusão. Aliás, logo ao primeiro contacto veriquei esse efeito. A banda veio de França e sabemos que não há desertos em França (pelo menos daquilo que os meus fracos conhecimentos da Geografia francesa ditam) mas o amor genuíno ao deserto e às suas estradasa chega-nos através de riffs que vêm tão quentes quanto a auto-estrada para o inferno supõe estar. Tenho que destacar o tema final, “Shelter” pela toada mais doom que multiplica por dez o efeito que já tinhamos sentido até aqui. Ou então é por representar o final do caminho. Seja como for, no seu todo “Monster Truck” é um excelente álbum stoner.

8.5/10
Fernando Ferreira

Our Common Sense – “Harbinger Of Calamity”

2021 – WormHoleDeath

Depois da estreia absoluta em 2018 com o EP ‘Mankind’s Worst To Know’ os Belgas Our Common Sense estão de volta com o seu primeiro álbum de originais ‘Harbinger Of Calamity’. Numa escolha que aparentemente não é assim tão peculiar como seria de esperar os Our Common Sense decidiram incorporar os cinco temas de ‘Mankind’s Worst To Know’ nos dez que compõem ‘Harbinger Of Calamity’. Este quinteto Belga foi, possivelmente de maneira algo precipitada, cadastrado como uma banda de Post-Metal, não é que esse facto esteja completamente errado e apesar do Post-Metal ser um subgénero bastante abrangente não me parece que se possa limitar as sonoridades dos Our Common Sense apenas ao Post-Metal, até porque ‘Harbinger Of Calamity’ guia-nos por entre uma vasta gama de tonalidades musicais. Se ao cativante Groove endossado pela dicotomia Sludge/Stoner de ‘Abyss’ juntarmos a decadente melodia do tema título evolvida numa camuflagem de Doom/Post-Metal facilmente percebe-nos que mesmo durante um álbum as mutações musicais dos Our Common Sense são frequentes e imprevisíveis. A única constante na composição musical da banda aparenta mesmo ser a duplicidade das vocalizações de Thomas de Wispelaere, alternando o tom mais rasgado bem ao estilo de Mantar com o gutural repiscado do Death Metal.

7.5/10
Jorge Pereira

Hellpie – “Long Gone Into Oblivion”

2021 – Edição de Autor

Sem grandes expectativas – até porque a capa não permite muito – os Hellpie conseguiram arrancar-nos boas reacções. Este trabalho – que acho que podermos considerar como álbum apesar de ter apenas seis músicas – junta-lhe um metal mais groove com uma abordagem mais descomprometida que tanto embarca no southern/stoner como também é ligeiramente apunkalhado. É quando embarcam no primeiro barco atrás citado que se sente que o impacto é bem maior. Mesmo que a sua impressão não seja propriamente duradoura, há que lhe reconhecer o mérito. Ficamos na expectativa por mais.

6.5/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.