Review

WOM Reviews – Musk Ox / Goatpsalm / Horthodox / Collapse Culture / Carved In Stone

WOM Reviews – Musk Ox / Goatpsalm / Horthodox / Collapse Culture / Carved In Stone

Musk Ox – “Inheritance”

2021 – Edição de Autor

Mais um álbum de uma beleza ímpar que 2021 nos trouxe. Trata-se de Musk Ox, um trio onde fazem parte Nathanael Larochete (na guitarra clássica e que além de se ter lançado numa carreira a solo também contribui numa colaboração com The Nightwatch), Raphael Weinroth-Browne (no violoncelo que também tem se notabilizado a solo além das colaborações com o duo Kamancello e algumas aparições com os Leprous) e Evan Runge (violino, dos The Nightwatch). O resultado é música instrumental com um feeling suave de folk celta assim como também de música de câmara. Uma bela viagem pelo lado mais calmo e ancestral da música. Beleza única e rara.

9/10
Fernando Ferreira

Goatpsalm / Horthodox – “Ash”

2021 – Aesthetic Death / Death Scream Recordings

E agora algo completamente desagradável? Desagradável, não. Desconfortável. A junção destas duas entidas – Goatpsalm e Horthodox – dá resultado a uma obra que é de apreciação demorada – e interiorização ainda mais complicada – mas que assim que é findado esse processo, definitivamente que já nos encontramos irremediavelmente convertidos. Composto por elementos de percussão pouco comuns e por um drone constante que se vai transformando em música muito ténue que não tem pressa nenhuma em se desenvolver, com o seu crescimento a ser lento mas contínuo. O silêncio aqui é tão importante como a própria música. É a banda sonora para um filme de terror que se passe num deserto longínquo e quase desprovido de vida. O resultado é sem dúvida assombrador.

9/10
Fernando Ferreira

Collapse Culture – “Collapse Culture”

2021 – Pax Aeternum

Excelente trabalho de estreia deste duo. Lançado no início de 2021 este álbum esteve confortavelmente à nossa espera e ainda bem porque conseguiu capturar a nossa atenção assim que lhe deitámos o ouvido pela primeira vez. Ambientes algo opressivos mas com um minimalismo quase imperceptíveis, é difícil de tentar explicar ao certo o que se passa aqui, principalmente por ter um feeling chillout assim como as ambiências algo experimentais apontam para o caminho do industrial. Não é um disco que se possa dançar, mas é um disco onde se pode reflectir e até viajar por alguns dos lados mais negros da nossa mente. O que é sempre algo que valorizamos imenso.

8.5/10
Fernando Ferreira

Carved In Stone – “Wafts Of Mist & The Forgotten Belief”

2021 – Schwarzdorn Production

Este é um dois em um. Não só representa o regresso de Swawa (que actualmente está nos Taunusheim) depois de um interregno de quase quinze anos. Não só ela regressa com novas músicas como também reedita o seu primeiro álbum. Folk sensível e muito subtil mas que em termos emocionais funciona de forma muito poderosa. As atenções centram-se nas vozes angelicais – mas muito naturais, sem grandes efeitos especiais à sua volta – e as guitarras são apenas a base que muitas vezes parecem parte da mobília mas a sua importância é fundamental. As flautas dão o toque de classe final. É um trabalho interessante para dar a conhecer a artista e o seu trabalho a solo. Prova superada.

8/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.