Review

WOM Reviews – Nagel / KiaRa / Vanden Plas / Roraima

Nagel – “Hel Op Aarde”

2022 – Nomad Snakepit Productions

Há sempre espaço para a surpresa mesmo num género tão explorado e sobrepovoado como o black metal. Este EP que nos traz seis curtos de temas (tem a duração total de pouco mais de quinze minutos) é a estreia da “one-man band” Nagel. E coloquei as aspas porque há uma série de músicos que participam portanto, não é bem o conceito que conhecemos como one-man band. De qualquer forma, musicalmente temos black metal cru e unidimensional mas altamente inspirado nas melodias e na forma como estabelece a sua rispidez de forma convincente. É um daqueles EPs que facilmente se coloca a rodar interminavelmente. Amor ao ódio e ódio à humanidade, está tudo aqui.

9/10
Fernando Ferreira


KiaRa – “Archangel”

2022 – Edição de Autor

Para quem não sabe, Anna KiaRa é uma das vocalistas dos Imperial Age e esta é a sua banda onde o género musical não difere muito mas a abordagem ao mesmo tem uma identidade própria bastante forte. “Archangel” é um álbum que apresenta garras metálicas bem acentuadas embora o foco esteja mesmo na sua voz operática – isto apesar de algus guturais aqui e ali. E não deixa de trazer um bocado à memória os primeiros trabalhos do género ou nomes como After Forever, sem ser propriamente nostálgico. Há uma certa inocência que é aproveitada nestes temas que estão bem construídos. Não se tratam de apenas veículos para que Anna possa brilhar, mas músicas que conseguem impactar verdadeiramente. Os fãs de gothic e symphonic metal não poderão perder.

8/10
Fernando Ferreira


Vanden Plas – “Live & Immortal”

2022 – Frontiers Music

Tal como seria expectável termos os álbuns “ao vivo” em estúdio, nos tempos de pandemia, findado o mesmo, também seria expectável termos álbuns ao vivo no verdadeiro sentido da palavra, ainda que tenham sido registados em 2016 – e por esse motivo é que não temos qualquer tema dos dois últimos álbuns. É o que os Vanden Plas trazem neste “Live & Immortal” onde passam revista em cima de grande parte da sua carreira e mostram esta é uniforme em termos de qualidade e justificando a posição de destaque na cena progressiva. Claro que ouvir este álbum agora não tem tanto impacto como teria sido na altura – e relembramos que em 2017 saiu “The Seraphic Live Works – no entanto “Live & Immortal” acaba por ter um alcance superior e mais significativo já que se esforça por compreender bem mais da carreira global da banda alemã.

8/10
Fernando Ferreira


Roraima – “Caribay”

2022 – Edição de Autor

A dupla venezuelana que compõe os Roraima está de volta com o seu quarto álbum. Black metal atmosférico que pega na nostalgia do black metal atmosférico do underground da primeira metade da década de noventa e dá-lhe o seu próprio toque. Valores de produção algo limitados – que prejudica sobretudo na bateria, dando ideia de que é programada quer pelos ritmos quer pela sonoridade – e as composições também demonstram o apelo à referida época mas também não conseguem ir muito mais além disso mesmo. Apesar das boas ideias, é um lançamento que potencialmente ficará enterrado no meio de tantos outros como ele.

5/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.