WOM Reviews – Nechochwen / Nocturnis / Extirpation / Crushing Axes
Nechochwen – “Kanawha Black”
2022 – Edição de Autor
Quando pensamos em folk metal, há toda uma estética que surge, seja da imagem, do imaginário das canções assim como também nos próprios instrumentos. Nechochwen, a banda baptizada com a mesma designação da do seu líder, é única neste aspecto. Consegue evocar as melodias folk metal mas com uma mistura única entre o death e o black metal, sendo que para isso usa um som de guitarra in-your-face e até bastante técnico. Aliás, a estética da música poderá não ter grande identificação com folk metal mas é impossível não pensarmos no estilo ao ouvir músicas como “I Can Die But Once”, que acaba por ter também um feeling prog de fusão a fazer lembrar Opeth. Um trabalho surpreendente e que vai cativar aqueles que gostam de ter os horizontes escancarados para apanharem pérolas como esta.
8.5/10
Fernando Ferreira
Nocturnis – “Unsegen”
2022 – MDD Records / Black Sunset
Primeiro álbum dos alemães Nocturnis que deixam logo a fasquia bem alta. Black metal bem poderoso e que é devastador logo ao primeiro contacto. A sua melhor táctica é a forma como conseguem introduzir dinâmicas que faz com que a violência seja muito bem recebida. Pormenores melódicos que ficam na memória como é o caso de um tema como “Niedergang” onde há até uma (ainda que disfarçada) componente emocional que torna tudo mais interessante. É um álbum que surpreende e um nome que recomendamos para os fãs de música extrema com especial carinho pelo black metal.
8.5/10
Fernando Ferreira
Extirpation – “The Endless Storm”
2022 – Chaos
O mal de uma banda impressionar e marcar ao vivo é sentir que o momento presente, por exemplo este em que estamos a descobrir o novo EP “The Endless Storm”, nunca faz jus às memórias que temos que a cada vez acedidas são sempre deturpadas. Por isso, toda e qualquer incursão de estúdio dos Extirpation vão parecer pálidas em relação ao impacto daquilo que a banda faz em cima de um palco. Principalmente quando temos estes temas que parece que estão com um volume mais abaixo do expectável. Não há problema, é levantar o som e sentir todo o caos que o black/thrash metal da banda nos traz. Um caos que nos faz esperar pela próxima vez que os vamos ver ao vivo. Não é a mesma coisa, mas anda lá perto. É tudo uma questão de preparação mental. Não chega a vinte minutos e sabe a pouco, mas ainda assim, não deixa de ser Extirpation!
8/10
Fernando Ferreira
Crushing Axes – “Evil Axe”
2022 – Edição de Autor
Crushing Axes é uma one-man band brasileira criada por Alexandre Rodrigues que se compromete a lançar um álbum por ano – pelo menos é o que tem feito nos últimos tempos – e coloca sempre os seus trabalho disponíveis para download gratuito através da sua página de bandcamp. Temos então um death metal a fazer lembrar em parte os Unleashed, com o foco lírico a ir de vez em quando para os campos da mitologia nórdica. Em termos sonoros, a qualidade é um pouco acima da média assim como a parte instrumental (sobretudo no trabalho da guitarra solo) no entanto a falta de dinâmica na voz e de certa forma nas composições em si (exceptuando a “Hell Is Back”, um bom exemplon positivo) acabam por não tornar este um trabalho ao qual tenhamos memória dele.
5.5/10
Fernando Ferreira
Support World Of Metal
Become a Patron!