WOM Reviews – Opera Diabolicus / Hexenklad / Annette Olzon / Edge Of Paradise
WOM Reviews – Opera Diabolicus / Hexenklad / Annette Olzon / Edge Of Paradise
Opera Diabolicus – “Death On A Pale Horse”
2021 – Season Of Mist
Banda sonora perfeita para um filme de terror à antiga, onde a música era grande parte da componente. Criar um ambiente macabro, como se esse elemento fosse uma personagem secundária ou até em muitos casos principal. Musicalmente não é a identificação imediata com o black metal melódico que se esperava ao ouvir a intro. Aliás, bem longe disso até. Temos um ambiente gótico com uma base de heavy/power metal que resulta muito bem. É uma luta titânica entre os dois e é difícil ver qual dos dois vence, nem interessa, quando os temas, no geral são todos de qualidade assombroso. Com uma hora de música, é também um álbum ao qual devemos embarcar de seguida, tal como um filme, sem interrupções pelo meio embora tenhamos muitos temas que possam ser retirados daqui e conviver em qualquer playlist metálico sinfónica. Surgindo nove anos após a estreia que passou algo despercebida, este segundo trabalho coloca os suecos Opera Diabolicus no mapa do metal sinfónico europeu.
9/10
Fernando Ferreira
Hexenklad – “Heathenheart”
2021 – CDN Records
Poderá sempre parecer estranho vermos bandas de folk metal (ainda que devidamente enegrecidas pelo black metal) a chegar-nos do Canadá, mas também não é preciso muito deste “Heathenheart” que eles respiram o verdadeiro espírito pagão – não necessariamente um requisito obrigatório para o folk metal. Este álbum começa de forma bombástica e impressiona sobretudo por conseguir passar ao lado de uma série de lugares comuns do estilo mas sem deixar de deixar marcas distintas do mesmo. Parece que valorizamos o jogo de andar a fugir aos clichês (e valorizamos) mas o importante é mesmo com conseguir ser eficaz sem mostrar o mesmo que todos os outros. Ou caminhar da mesma forma. Há espaço aqui para serem originais e este álbum é mesmo uma bela mistura entre black e folk metal, com muitos ganchos melódicos a serem disparados em cada tema, sem deixar esquecer o peso.
8.5/10
Fernando Ferreira
Annette Olzon – “Strong”
2021 – Frontiers Music
A vocalista sueca, Anette Olzon, regressa com aquele que é o seu segundo álbum solo, “Strong”. O que se sente é que a veia inspiradora de outrora se mantém, reforçada com um som mais poderoso, e que, na minha opinião, me levou a fazer várias audições para poder assimilar muito do que ali nos é dado a ouvir. Co-escrito e produzido pelo inevitável nestas andanças Magnus Karlsson, “Strong” é um disco cheio de bons pormenores e num todo a voz da simpática Anette, mais uma vez deixa a sua marca, pelo power e profundidade demonstrada. “Bye Bye Bye”, onde os rosnados de Johan Husgafvel trazem uma camada auditiva muito bem conseguida, “Sick Of You”, “Strong” e “Fantastic Fanatic”, são destaques que acabam por ser difíceis de mencionar num trabalho composto por 11 temas bem alinhados, num todo vibrantes e que merecem a vossa atenção.
8/10
Miguel Correia
Edge Of Paradise – “The Unknown”
2021 – Frontiers Music
A banda regressa com o quarto álbum de estúdio, “The Unknown”, produzido por Howard Benson (Halestorm, Seether, Black Stone Cherry, etc.) e agora com o baterista Jamie Moreno e o baixista Ricky Bonazza nas fileiras. A sonoridade intrínseca dos EoP varia por um metal melódico com muito groove rockeiro, pesado por vezes, a que se juntam linhas sinfónicas, industriais sem nunca fugir daquilo que são as raízes musicais. Num todo é um som que por vezes é de difícil assimilação logo na primeira passagem. Após repetidas audições vamos descobrindo novas texturas, pequenos arranjos habilmente conseguidos onde se percebem a forma com tudo se junta e aqui faço referência a “You Touch You Die” ou até “My Method Your Madness”, e depois numa linha claramente mais melódica e agressiva surge “False Idols”. Num todo gostei desta nova proposta dos EoP, mas reforço o que atrás referi, não arrumem após a primeira passagem…
8/10
Miguel Correia