WOM Reviews – Persefone / Heir Apparent / The Horror Legacy / Oddland
Persefone – “Metanoia”
2022 – Napalm
Regresso dos Persefone e a estreia pela Napalm Records. A nossa apresentação ao seu som foi com o excelente “Aathma” que data já de 2017 e já tínhamos saudades de ser surpreendidos com a sua música – apesar do álbum de estreia ter sido regravado em 2020. “Metanoia” poderá não parecer a início mas é um portentoso álbum de metal progressivo, com a faceta death metal melódico a ficar cada vez mais de parte – ainda temos guturais por aqui e o peso não falta. Sendo a faceta progressiva a comandar, podemos dizer que não é um trabalho imediato. Ou melhor, será imediato para quem gosta dos arranjos complexos e das mudanças rítmicas abruptas, mas para todos os outros poderá não ser imediato. No entanto, esses ficarão reféns da forma como a banda enquadra as melodias com os elementos técnicos e o resultado é um álbum que nos proporciona uma grande viagem. E para esse efeito teremos de destacar a praticamente instrumental, a “Consciousness (Pt.3)”, um hino ao metal progressivo que fará convencer todos os cépticos ou indecisos.
Nota 9/10
Fernando Ferreira
Heir Apparent – “Graceful Inheritance”
1986/2022 – Vic Records
Confesso que já tinha saudades destas viagens no tempo patrocinadas pela Vic Records. Voltamos aos Heir Apparent, banda de culto do heavy metal progressivo, que já tinhamos falado aquando da espécie de reedição de “Foundations”, uns meses atrás. Devo dizer que o impacto desde o primeiro momento é fantástico. A sonoridade é clássica e faz pensar em bandas como Queensrÿche e Fates Warning mas com uma personalidade muito própria. Este álbum é representativo da riqueza do heavy metal norte-americano que não passou do underground e que muitas vezes foi ofuscado pela cena glam mas que tem um valor que não se perde com o passar do tempo. Muito pelo contrário, ainda acrescenta mais. Que pedaço de história incrível e que álbum mais obrigatório!
Nota 9/10
Fernando Ferreira
The Horror Legacy – “Days Of Terror”
2022 – Time To Kill
Ora esta foi uma excelente surpresa. The Horror Legacy é exactamete o que o título e capa indicam, uma colecção de covers de temas clássicos dos filmes de terror, numa vertente mais rock mas ainda bastante próxima dos originais. Aliás, o estilo é bem assente no rock progressivo e esta torna-se uma compilação de temas de filmes obrigatórios para qualquer amante do cinema de horror. E apesar de se situar no género progressivo, temos muitos convidados especiais a surgir como Mirai Kawashima dos Sigh (e ex-Necrophagia), Iscariah, ex-baixista dos Immortal), Chuck Sherwood dos Incantation e Dome dos Fulci. Sempre gostei de covers que pegavam no original e msotravam algo completamente novo. Nem sempre resulta é certo, mas esta abordagem onde o espírito original permanece intacto mas com uma versão muito própria é algo raro de se ver. Fantástico!
Nota 8.5/10
Fernando Ferreira
Oddland – “Vermillion”
2022 – Uprising!
Fundados em 2003 em Turku, Finlândia, os Oddland, combinam batidas bem agressivos e melodias gloriosas, criando uma entidade perfeita e coesa. Os fãs de bandas como Pain Of Salvation, Leprous e até mesmo os primórdios dos Faith No More, tem aqui uma proposta musical bem interessante. “Vermillion” é assim o terceiro disco, muito completo musicalmente, cheio de groove, numa insanidade musical muito prog, intensa e rica, criativamente falando e com uma produção que ajuda bastante. Fiquem de olho!
8, 5/10
Miguel Correia
Support World Of Metal
Become a Patron!