Review

WOM Reviews – Phenocryst / Concilivm / Troglodyte / Proudhon

Phenocryst – “Explosions”

2021 – Blood Harvest /2022 – Caverna Abismal / Miasma Of Barbarity / Blood Harvest

Reedição da fantástica estreia da banda nacional Phenocryst. Quando o death metal não é apenas death metal e quando não basta apenas ter grandes riffs e uma secção rítmica sólida. É quando isso é acrescido de uma atmosfera única e quando um álbum tem um impacto tão grande como um álbum. Old school mas ao mesmo tempo a dar uma perspectiva nova e fresca ao género, de tal forma que escapam palavras para se descrever de forma justa. Se há um EP que merece uma reedição, este é sem dúvida esse EP.

9/10
Fernando Ferreira


Concilivm – “A Monument In Darkness”

2022 – Iron Bonehead Productions

Mais uma pérola chilena do underground death metal servida pela Iron Bonehead Productions. Devo confessar que começo a ficar impressionado com a quantidade de boas bandas de death metal que nos chegam daquele país. Nestre caso os Conclilivm são donos de um misto de coisas boas. Temos um bocado da gravilha própria do death metal sueco, a cavernância próprias das bandas mais javardosas dos primórdios e pormenores de guitarra que remetem para os dois primeiros álbuns dos death. No final tem-se um álbum de death metal ao qual não podemos nem queremos ficar alheios. Grande estreia discográfica.

8.5/10
Fernando Ferreira


Troglodyte – “The Hierarchical Ecological Succession: Welcome To The Food Chain”

2022 – Edição de Autor

Designação perfeita para uma banda de death metal que tem como principal ponto de exploração lírica o Pé Grande, o mítico símio da América do Norte que de vez em quando lá é avistado nas florestas do norte dos E.U.A e/ou Canadá. A lenda já valeu muitas formas de exploração e em vários formatos, mas na música os Troglodyte são reis e senhores. Quarto álbum que calou um longo sulêncio que já durava há sete anos e mais um conjunto de temas de death metal primitivo mas não tão primitivo quanto deveria ser, principalmente no som da bateria que por vezes soa demasiado digital. Pequeno detalhe para um álbum que cumpre todos os requisitos de quem procura bom death metal. Simples, cativante e sobretudo, eficaz. Não é preciso mais.

8/10
Fernando Ferreira


Proudhon – “Social Tympanum”

2022 – Duality 

Depois de dois EPs lançados em 2021, os franceses Proudhon estream-se com uma poderosa jarda death/grind podre. Alternando entre o inglês e o francês – nada que se sinta entre os guturais e gritos – “Social Tympanum”  traz-nos dezassete pedradas que vão directas ao assunto sem qualquer contemplação. Falta aqui talvez alguma dinâmica principalmente ao nível da produção, sendo o som um impeditivo para que a diversão seja maior mas ainda assim, é uma estreia valorosa de um nome que esperamos ver e ouvir muitas mais vezes no futuro próximo.

7/10
Fernando Ferreira


Agora na Google Play Store

Support World Of Metal
Become a Patron!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.