Review

WOM Reviews – Redemptor / Huronian / Cold And Deceased / The Lurking Fear

WOM Reviews – Redemptor / Huronian / Cold And Deceased / The Lurking Fear

Redemptor – “Agonia”

2021 – Selfmadegod 

Por muito que o mundo moderno exija uma presença constante de forma a que não se fique esquecido, a vantagem de bandas como os Redemptor é que tendo um som tão exigente (tanto para eles como compositores e executantes como para os próprios ouvintes), o impacto de cada álbum é sempre enorme. Assim como este “Agonia” que nos chega mais de quatro anos após o anterior trabalho. Aquilo que se repara logo é que a banda dá especial atenção tanto à melodia como à complexidade e que quem benefia com isso é o ambiente criado ao longo destes temas. É, como a capa evidencia, claustrofóbico e intenso, mas que se torna rapidamente viciante. E nós não nos importamos de dar largas ao vício.

9/10
Fernando Ferreira

Huronian – “As Cold As A Stranger Sunset”

2021 – Dolorem

Mais um álbum de estreia bombástico para 2021. Os italianos Huronian mostram que apesar de serem uma banda nova, não estão para brincadeiras. E para ser sincero, este é o álbum de estreia, os músicos não são propriamente inexperientes – pelo menos o vocalista Daniele Lupi (Valgrind e Hateful) e o baixista Gianluca Trotta (Corporal Raid e Riexhumation) são bem rodados. Com uma brutalidade aguerrida a que se junta uma dose de melodia metálica faz com que este álbum se torne imediatamente um vício imediato. Para quem acha que o death/black metal melódico é coisa de vendidos, as referências citadas – Dissection e At The Gates – fazem compreender como o preconceito por vezes nos afasta das coisas boas na vida. Este é um álbum épico que merece ser espalhado como a peste, sendo que os benefícios são bem maiores. Épico!

9/10
Fernando Ferreira

Cold And Deceased – “Unleash The Hordes”

2021 – Edição de Autor

Não me deixo de surpreender pela quantidade de bandas nacionais que têm surgido com o primeiro álbum bos últimos tempos. Os Cold And Deceased têm em “Unleash The Hordes” o seu trabalho de estreia e é um álbum que impressiona e surpreende. Para já o trabalho gráfico demonstra algo bastante cuidado e bem conseguido – apesar de isso não ser extensível ao logo. Depois em termos sonoros temos uma junção de black e death metal (na melhor tradição Dissection sem ser propriamente um rip off) com uma dose de melodia sem subverter o lado mais agreste de cada um dos estilos que nos traz nove temas que causam bom impacto. É daqueles trabalhos que se fossem lançado umas décadas atrás, seriam um clássico hoje em dia. Talvez isso não aconteça agora porque a concorrência é enorme mas que o talento que aqui está promete mais e melhores coisas assim para o futuro, isso é inegável.

8.5/10
Fernando Ferreira

The Lurking Fear – “Death, Madness, Horror Decay”

2021 – Century Media

At The Gates 2.0? Perante os nomes presentes actualmente nos The Lurking Fear até se poderia pensar nisso mas a verdade é que há uma distância bastante grande entre as duas entidades, apesar dos nomes dos músicos que partilham. Por um lado temos uma abordagem mais clássica do death metal sueco clássica. Mais bruto, mais directo ao assunto, principalmente neste momento em que os At The Gates estão a ficar cada vez mais experimentais. Outra grande diferença é a abordagem de Tomas Lindberg que aqui está algo diferente. Quase como que uma abordagem mais hardcore do que o seu registo habitual, algo que me provocou alguma confusão nas primeiras audições. No entanto quem gosta de death metal sueco (e com isto até nos referimos mais a bandas como Dismember ou Entombed do que propriamente a At The Gates) vai absorver bem mais esta pedrada.

8/10
Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.